A Avaliação é um processo de grande relevância para o crescimento de uma Instituição de Ensino Superior – IES, uma vez que os resultados servem de base para o planejamento estratégico. Além de proporcionar mudanças, a avaliação garante, especialmente, um Padrão de Qualidade. Para atingir a esses objetivos, é necessário que as avaliações sejam realizadas de forma sistemática, envolvendo os processos de ensino, pesquisa e extensão, segmentos técnico-administrativos, corpo docente e discente.

Neste contexto, a avaliação institucional deixou de ser atividade opcional para se transformar em componente intrínseco e necessariamente rotineiro em todas as instâncias do Centro Universitário Santo Agostinho. Avaliar seu desempenho tornou-se uma prioridade de gestão institucional.
Implantado em 2001, o Programa de Avaliação do UNIFSA vem desenvolvendo de forma contínua atividades voltadas para o aperfeiçoamento acadêmico, além de constituir-se como uma ferramenta para subsidiar o planejamento da gestão.
A Avaliação Institucional do UNIFSA é um processo desenvolvido pela Comunidade Acadêmica e conta com a participação da Comissão de Avaliação – CPA, em consonância com a Lei 10.861/2004 do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, cujo propósito é o de promover a qualidade da oferta educacional em todos os Eixos das Dimensões. Nesse sentido, a Avaliação Institucional retrata o compromisso do UNIFSA com o autoconhecimento e sua relação com a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Nesta perspectiva a auto-avaliação do UNIFSA tem como princípios básicos a análise da evolução de sua identidade, o aprimoramento da qualidade expressa em seus projetos estratégicos: o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Projeto Pedagógico Institucional e os Projetos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação.
A avaliação interna integrará o processo didático-pedagógico relacionado ao desenvolvimento da instituição, que inclui as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão, corpo social e infra-estrutura e logística envolvendo todos os seus aspectos.
- Sistema Integrado de Avaliação do Ensino
O Sistema de Avaliação dos Resultados de Aprendizagem, que ocorre no final do Programa Acadêmico, semestralmente, tem o objetivo de fornecer informações úteis sobre o andamento e eficácia de todos os programas acadêmicos,de modo que possa se atingir os resultados de aprendizagem desejados pelos alunos e obter um impacto mensurável e positivo sobre a vida pessoal e profissional dos alunos. - Avaliação de Disciplina / Professor pelos Alunos
Tem por finalidade avaliar principalmente o efetivo aprendizado da disciplina lecionada, a qualidade do material didático,a carga horária,a bibliografia,os recursos materiais e o desempenho do professor. - Avaliação pelo Professor da IES
Tem por finalidade avaliar o ponto de vista do professor,o atendimento da nossa proposta pedagógica,qualidade do material didático e a bibliografia utilizada,bem como a Infraestrutura disponível para as práticas docentes. - Sistema de Avaliação Interna do Desempenho Institucional pelo Técnico-Administrativo da IES
Avaliação feita anual com os técnico-administrativo para medir o nível de informação em relação as Dimensões da Avaliação do SINAIS,bem como medir o clima organizacional. - Sistema de Avaliação Interna do Desempenho Institucional pela Comunidade Civil organizada
Avaliação feita anualmente nas escolas,local de estágios e pela aplicação de questionário no entorno da IES. - Sistema de Auto Avaliação do Aluno
A avaliação feita pelos alunos para que eles se auto-avalie no dia a dia da sala de aula. - Sistema de Auto Avaliação do Atendimento
A avaliação feita pela comunidade acadêmica em relação ao Atendimento de todos os setores da IES.
COMPOSIÇÃO DA CPA

Presidente: Profª. Ma. Mônica Maria Lima Fialho Alcântara
Representantes do Corpo Docente:
Profª. Ma. Mônica Maria Lima Fialho Alcântara (presidente)
Prof. Dr. Josimar Alcântara de Oliveira
Prof. Me. Luís Henrique dos Santos Silva Sousa
Representantes do Corpo Técnico – Administrativo
Esp. Raimunda de Sousa Gomes
Esp. Francisco Wilk Santos Leal Marques
Esp. Magna Dyeca Soares Araújo
Representante dos Discentes
Mariana Saturnino Pereira
Matheus Resende Meireles Silva
Izac da Costa Soares
Representante da Sociedade Civil
Maria Eliane de Sousa da Silva
Rafaella Sayuri Pereira Sato
Tiago Castelo Branco Ribeiro
PUBLICAÇÕES CPA
- PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
- ANAIS DOS SEMINÁRIOS REGIONAIS – 2013
- RELATÓRIO – CPA – 2014
- RELATÓRIO CPA 2015
- JORNAL DO BAIRRO SÃO PEDRO | 2015
- FOLDER CPA – Demandas atendidas
- RELATÓRIO CPA UNIFSA 2017
- RELATÓRIO CPA UNIFSA 2018
- Avaliação institucional no UNIFSA
- Avaliação institucional: processos e perspectivas
- RELATÓRIO | Encontro com Representantes de Turma 2018
- RELATÓRIO | Encontro com Representantes de Turma 2019
- RELATÓRIO CPA 2019
- RELATÓRIO CPA 2019/2020
- RELATÓRIO INTEGRAL 2019/2021
- APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS CPA 2022 – ENCONTRO PEDAGÓGICO 2023.1
- RELATÓRIO GERAL DA CPA – PLANEJAMENTO, RELATÓRIOS, REPRESENTATIVIDADE E AÇÕES
- Encontro com os Representantes de Turma CPA – UNIFSA
- SOMOS NOTA MÁXIMA NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
- RELATÓRIO CPA 2022
AÇÕES DA CPA
CAMPANHAS:
CPA apresenta dados sobre a avaliação docente e discente
Participe da Autoavaliação Institucional: você sugere as melhorias
Você pode fazer a diferença – Campanha CPA
EVENTOS DE FORMAÇÃO DOCENTE
2012-2015
FSA promove curso sobre “Orçamento Familiar” voltado para a comunidade do bairro São Pedro
Faculdade Santo Agostinho realiza I Encontro de Coordenadores
FSA promove curso sobre Atendimento ao público para seus colaboradores
FSA promove o XII Encontro Pedagógico
FSA realiza XIV Encontro Pedagógico (2014)
Comissão Própria de Avaliação da FSA se reúne com líderes de turmas
FSA inicia XV Encontro Pedagógico com palestra do prof. Dr. Marcos Mazetto
2016-2017
Encontro Pedagógico discute a avaliação da prática docente
Noite de abertura do XVII Encontro Pedagógico da FSA tem palestra sobre a docência superior (2016)
FSA realiza seu XVIII Encontro Pedagógico (2017.1)
Abertura do XVIII Encontro Pedagógico discute a prática docente e a construção de saberes (2017.1)
XIX Encontro Pedagógico da FSA aborda as implicações entre o ensinar e o aprender (2017.2)
FSA faz balanço de resultados alcançados durante o XIX Encontro Pedagógico (2017.2)
2018-2019
XXI Encontro Pedagógico do UNIFSA começou segunda-feira (22/01/2018)
XXII Encontro Pedagógico do UNIFSA discute a gestão institucional
Começa o XXIII Encontro Pedagógico do UNIFSA | 2019.1
Unifsa realizará de 24.06 a 04.07 o Encontro Pedagógico 2019.2
Unifsa abre programação do Encontro Pedagógico 2019.2
2020
UNIFSA realizará XXV Encontro Pedagógico 2020.1
UNIFSA abre programação do XXV Encontro Pedagógico
Pesquisa no UNIFSA é tema de mesa no XXV Encontro Pedagógico