FORMAS DE INGRESSO



Ingresso na Graduação

FORMAS DE INGRESSO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO
Conforme legislação vigente, o Centro Universitário Santo Agostinho poderá adotar diferentes formas para ingresso nos cursos superiores, como:

1. PROCESSO SELETIVO (REDAÇÃO ONLINE) – Inscreva-se
2. TRANSFERÊNCIA EXTERNA – saiba mais 
3. PORTADOR DE CURSO SUPERIOR – saiba mais 
4. NOTA DO ENEM – Inscreva-se
5. PROVA AGENDADA – Agende aqui a sua prova
6. CLASSIFICAÇÃO FIES 
7. CLASSIFICAÇÃO PROUNI

1. INGRESSO ATRAVÉS DE PROCESSO SELETIVO

Aspecto Legal: Artigo 51 – Lei nº 9394 de 20/12/96
O ingresso aos cursos de graduação é feito mediante processo seletivo aberto aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, nos termos da legislação vigente.

2. ATRAVÉS DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA
O processo seletivo para portador de curso superior se dá por meio de análise do histórico escolar do candidato (referente ao curso em nível superior). O candidato deve se inscrever até a data especificada no calendário institucional. A transferência do aluno para outro estabelecimento de ensino superior, para prosseguimento dos estudos no mesmo curso, é regulamentada pela lei nº 9394/96

Aspectos que devem ser observados:
1 – Transferência Externa (do UNIFSA para outras IES):
a transferência de alunos do UNIFSA para outras instituições de ensino, inclusive de países estrangeiros, está regulamentada através da Portaria nº 230, de 9 de março de 2007. 
O UNIFSA expede transferência apenas para alunos regularmente matriculados. A solicitação de transferência deve ser solicitada no Protocolo da instituição, que solicitará a relação dos documentos necessários à instituição pretendida. 
Transferência de outras IES para o UNIFSA: o UNIFSA também recebe alunos de outras instituições. Nesse caso, o candidato interessado deve ficar atento ao edital de transferência publicado pela instituição.
Transferência Ex-Officio: Independente da época e de existência de vaga, será aceito transferência de aluno Servidor Público Federal, estadual, ou membro das Forças Armadas, estendendo-se esse direito aos dependentes do servidor, desde que comprovem a remoção ou transferência de residência para o município ou região de influência do UNIFSA. 
Transferência Interna: Será facultada ao aluno a transferência de um curso de graduação para outro, obedecendo os critérios de afinidades dos cursos. Pode essa transferência a ser condicionada a uma única vez, com observância das seguintes condições: 
1 – existência de vaga no curso pretendido;
2 – achar-se o requerente realizando o curso de graduação no UNIFSA.

3. INGRESSO COMO PORTADOR DE CURSO SUPERIOR

O Processo Seletivo para Portadores de Diploma de Curso Superior no Centro Universitário Santo Agostinho segue o que está disposto do Capitulo II – Seção II – artigos 46 a 55 e Capítulo III – Seção III – artigos 70 a 81 das Normas da Graduação – Resolução CONGRAD 02/2008, visando regulamentar a ocupação de vagas não preenchidas pela modalidade do Processo Seletivo e de Transferência Facultativa. Para participação no Processo Seletivo para Portadores de Diploma de Curso Superior, devem-se obedecer às seguintes exigências: 
* Poderão fazer parte do Processo Seletivo os Portadores de Diploma de Curso Superior de área afim do curso pleiteado. 
* Tratando-se de diplomados em Cursos Superiores de Formação de Oficiais, deverá o Colegiado de Curso competente examinar e reconhecer se existe ou não a compatibilidade da formação do candidato com a área de estudos do curso pretendido.
* Em qualquer caso, o candidato pode se submeter a todas as adaptações que forem determinadas pela coordenação do curso pretendido, de modo a cumprir o fluxograma do referida curso.

4. INGRESSO NO UNIFSA COM A NOTA DO ENEM

Os candidatos que desejarem ingressar no Centro Universitário Santo Agostinho utilizando os resultados obtidos no ENEM, deverão comparecer à Secretaria Acadêmica munidos do Boletim de Desempenho Individual, considerando os últimos 5 anos. O referido Boletim é obtido no site do INEP (acesse).

5. PROVA AGENDADA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui