INSTITUCIONAL



História

Acompanhe, a seguir, os principais momentos da História da FSA:

1998: criação da Faculdade Santo Agostinho

O Centro Universitário Santo Agostinho começou em 5 de outubro de 1998, em Teresina (PI), como Faculdade Santo Agostinho – FSA. Voltado para a formação de sujeitos críticos e conscientes da importância de sua ação na sociedade, o UNIFSA iniciou suas atividades no Campus São João. Em 1998, a instituição lançou o seu primeiro vestibular para os cursos de Psicologia – Formação de Psicólogo – e de Ciências Econômicas, no qual foram oferecidas 160 vagas, disputadas por 548 candidatos.

2000: Promoção da primeira Jornada de Psicologia.

Em 2000, a FSA promoveu a primeira Jornada de Psicologia, reunindo importantes nomes da Psicologia no Brasil. Foi o primeiro de uma série de grandes eventos que marcaram a história do curso.

2001: Lançamento de dois novos cursos: Contábeis e Jornalismo

No ano de 2000, a Instituição que já oferecia os cursos de Psicologia e Ciências Econômicas, com autorização do MEC passou a oferecer dois novos cursos: Ciências Contábeis e Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, ampliando para 240 a oferta de vagas. O vestibular daquele ano foi disputado por 726 candidatos.
Em 2000, é promovida a primeira Jornada de Psicologia, reunindo importantes nomes da Psicologia no Brasil. Foi o primeiro de uma série de grandes eventos que marcaram a história do curso.

2002: Lançamento dos cursos Direito e Normal Superior

Em 2002, mais mudanças na estrutura da Faculdade Santo Agostinho, ano marcado por um novo ciclo de expansão. A instituição lançou dois novos cursos: Direito e Normal Superior,   com um currículo destinado à formação de professores em duas habilitações – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para gerir o curso Normal Superior, foi criado o Instituto Superior de Educação Santo Agostinho. Para atender a mais esta  demanda, a FSA abriu o seu segundo campus, localizado no bairro Piçarra. Já o curso de Administração começou a funcionar no Campus Centro. Naquele ano, a Instituição começou a construir, no campus da Avenida Kennedy, o Serviço Escola de Psicologia (SEP), destinado à prática da Psicologia Clínica pelos estudantes do curso de Psicologia.

2003: Reunião de todas as unidades FSA em um único centro

No segundo semestre de 2003, para atender à necessidade de crescimento, a FSA reuniu todos os cursos em um só campus, situado no bairro São Pedro. A nova sede representou um ganho significativo no plano das relações interpessoais, ajudando na promoção de um clima fraterno, solidário e humanista, fundamental para o estabelecimento de resultados positivos no processo ensino-aprendizagem.
Neste ano, também, a FSA assume-se como uma instituição orientada para a pesquisa, fator determinante para o desenvolvimento de um ensino consistente e base indispensável para a inovação e o progresso tecnológico: em outubro, durante a semana de comemoração dos 5 anos da FSA, a instituição promove a sua primeira Semana da Pesquisa Científica, com o objetivo de estimular a produção de conhecimento nas mais diversas áreas.

2004: Aniversário de 5 anos da Faculdade Santo Agostinho

Em fevereiro de 2004, é inaugurado o Juizado Especial Cível e Criminal, anexo São Pedro, instalado na FSA por meio de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Desde então, o Juizado vem prestando relevante auxílio a toda população da Zona Centro e Sul. Nesse ano, também começa a funcionar a Rádio Vitrine, projeto de extensão do curso de Jornalismo. Espaço destinado à prática das disciplinas de Radiojornalismo, a Rádio Vitrine também constituiu um espaço importante de socialização e para a prática dos fundamentos obtidos em sala de aula. Em 2004 e 2005, a equipe da Rádio Vitrine realiza o Festival de Música Universitária, cujo objetivo era descobrir novos talentos. Em outubro de 2004, a FSA firma convênio com a Secretaria da Fazenda para a implantação do curso de Educação Fiscal direcionado à comunidade acadêmica. O curso visa sensibilizar os alunos sobre a importância dos tributos no Estado.
Em 2004, é lançada a primeira publicação científica da Instituição, a Revista FSA, com a produção de professores e alunos da FSA e pesquisadores de outras IES. O curso de Ciências Contábeis é reconhecido pelo MEC com conceito máximo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui