SERVIÇOS



BIBLIOTECAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO

A Biblioteca Antônio de Pádua Emérito possui uma coleção básica selecionada entre os melhores e mais conceituados autores da área: Psicologia, Ciências Contábeis, Administração, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, e Educação Física.

A Biblioteca Setorial do Anexo II, oferecemos o material bibliográfico nas áreas de: Direito, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Odontologia, Estética e Cosmética com as quantidades de exemplares planejada para facilitar a leitura dos nossos alunos.

O Campus da Leste oferece os mesmos cursos ofertados nos demais Campus.

Horário de funcionamento das Bibliotecas:

  • Biblioteca Antônio de Pádua Emérito funciona de Segunda a sexta-feira de 07:00h às 22:00h e aos sábados de 08:00h às 18:00h.
  • Biblioteca Setorial do Anexo II funciona de Segunda a sexta-feira de 07:00h às 22:00h e aos sábados de 08:00h às 12:00h.
  • Biblioteca Setorial do Campus Leste funciona de Segunda a sexta-feira de 07:00h às 12:00h e aos sábados de 08:00h às 12:00h.

A Biblioteca dispõe de um software com recursos suficientes para assegurar a perfeita administração do empréstimo do acervo. Existe na Biblioteca um sistema de voz  “Virtual Vision” para atender aos portadores de necessidades especiais.

Atualmente a Biblioteca está operando através da INTERNET, disponibilizando o acesso ao Sistema de Acervo Bibliográfico – SAB On line, permitindo a consulta ao catálogo bibliográfico, a renovação e reservas do material bibliográfico existente na Biblioteca.

NORMAS DE EMPRÉSTIMO

Empréstimo Normal:

  • Aluno de Graduação: 02 livros – 04 dias
  • Aluno de Especialização: 03 livros – 15 dias
  • Monitor: 03 livros – 05 dias
  • Professor / Funcionário: 03 livros – 07 dias

A reserva de livros fica à disposição do interessado pelo prazo de 24 horas. O extravio de obras da Biblioteca implica a obrigatoriedade de reposição das mesmas, sem isenção das multas. O usuário em débito com a Biblioteca perde o direito a novos empréstimos e a requisição de documentos nesta IES, até que seja regularizada sua situação.

DEVOLUÇÃO/RENOVAÇÃO

A devolução, bem como o empréstimo, é totalmente informatizada. O material devolvido pode ter seu período de empréstimo renovado sempre que não estiver na relação de reserva, ou seja, desde que este material não esteja sendo solicitado por outro usuário. A renovação pode ser efetuada no salão de atendimento ou no sistema on-line, através da internet.

O usuário em débito com a Biblioteca perde o direito a novos empréstimos e a requisição de documentos nesta IES, até que seja regularizada sua situação.

PRODUTOS E SERVIÇOS

Empréstimo Domiciliar

As Bibliotecas do Centro Universitário Faculdade Santo Agostinho estão equipadas com o sistema de empréstimo de auto-atendimento, ou seja, o próprio usuário pode fazer a consulta, empréstimo e renovação da publicação desejada através dos terminais de auto-atendimento localizados em pontos estratégicos na Biblioteca.

Política de Atualização do Acervo:

O Acervo Bibliográfico da Biblioteca do Centro Universitário Santo Agostinho é regularmente atualizado e ampliado, para atender as demandas de novas bibliografias das disciplinas que forem sendo implantadas ou modificadas de acordo com os seguintes critérios:

– os livros da bibliografia básica de cada disciplina serão adquiridos de acordo com o número de alunos, de forma que atenda às especificidades da disciplina, bem como as diretrizes curriculares de cada curso serão adquiridos exemplares necessários para bibliografia complementar.

Além destas aquisições regulares processadas semestralmente, adquirimos outras publicações relevantes, por indicação do corpo docente ou por solicitação justificada dos discentes.

Internet

Oferecemos  conexão sem fio (Wireless) e um “Espaço Digital” equipado com um Laboratório no Anexo II com 36 computadores, com telas de LCD, proporcionando aos nossos usuários mais conforto e agilidade nas suas pesquisas acadêmicas..

Política de Utilização das Salas de Estudos

  • A solicitação da sala é mediante documento de identificação no balcão de atendimento.
  • Será utilizada exclusivamente por grupos de no mínimo 4 (quatro) alunos;
  • É proibida a entrada de alunos com alimentos;

Política de Utilização das Salas de Monitoria

  • A solicitação da sala é mediante documento de identificação no balcão de atendimento;
  • Será utilizada exclusivamente por grupos de no mínimo 4 (quatro) alunos;
  • É proibida a entrada de alunos com alimentos;
  • As reservas devem ser feitas somente com o prazo de 24:00h  de antecedência.

Serviços Prestados aos Usuários

Os equipamentos de autoempréstimos e autodevolução possuem interfaces amigáveis e auto-explicativas podendo ser operados por qualquer usuário.

Na Biblioteca Setorial da UNIFSA, para utilizar o autoempréstimo, o usuário inicialmente deve realizar a identificação, posicionar os livros no equipamento e receber seu comprovante impresso. Nesse momento o alarme é desativado e o usuário pode passar pelo porteiro eletrônico sem que o alarme dispare. Se o usuário estiver com alguma pendência, como multas ou bloqueio de cadastro, o sistema impede a execução do empréstimo, e o notifica a comparecer ao balcão de atendimento.

Dessa forma, o empréstimo é realizado com maior rapidez e total segurança, garantindo total autonomia do usuário na execução da tarefa. O equipamento de autodevolução também é bastante simples de ser manuseado, localizado na parte externa da biblioteca, uma vez que pode ser operado fora do horário de funcionamento da biblioteca, basta o usuário depositar o livro no local indicado e aguardar o comprovante de devolução.

Informatização

O sistema de auto-atendimento surge como mais uma tecnologia promissora capaz de revolucionar os serviços de empréstimo e devolução de uma biblioteca. O novo sistema permite a execução das atividades sem a interferência do profissional, garantindo ao usuário autonomia, praticidade e segurança.

Noss sistema de auto-atendimento utiliza a tecnologia RFID, comumente denominada de identificação por radiofreqüência, que implica a utilização de uma etiqueta inteligente contendo um microchip que armazena os dados de identificação da obra. A onda de radiofreqüência é captada por uma antena conectada ao sistema computacional que gerencia as informações do Sistema RFID.

FICHA CATALOGRÁFICA

A política de atendimento às solicitações da Ficha Catalográfica seguirá as seguintes recomendações:

A Ficha Catalográfica deverá ser solicitada somente para a versão final do trabalho, através do e-mail: fichacatalografica@unifsa.com.br

Partes do trabalho que deverão ser enviadas: 

  • Folha de rosto (2ª folha);
  • Resumo com as palavras-chave;
  • Sumário;
  • Quantidade de páginas ou folhas;
  • Informar se há ilustrações (figura, quadro, gráfico, etc.) no trabalho.

A ficha será confeccionada em formato PDF e enviada via e-mail aos usuários no prazo de até 5 dias (alunos do Ensino Presencial) ou 7 dias (alunos do Ensino a Distância). Consideramos apenas os dias úteis.

ORIENTAÇÕES PARA ENTREGA DE TRABALHOS ACADÊMICOS

As Bibliotecas do Centro Universitário Faculdade Santo Agostinho informa que adotou um padrão de capa de CD e DVD para os Trabalhos de Conclusão de Curso (Monografia, Dissertação, Teses, etc.). Portanto somente serão aceitos os trabalhos em formato digital (não mais impressos) com capa box para DVD (mesmo sendo em mídia CD) e arquivo em PDF. 

Os trabalhos de Pós-Graduação (Dissertações e Teses) deverão acompanhar o Termo de Autorização de Publicação no Repositório Institucional da UNIFSA conforme Resolução.

  • Acesse aqui o Manual de Normatização de Conclusão de Curso.
  • Acesse aqui o Modelo de Capa e Etiqueta do DVD.
  • Acesse aqui o RI UNIFSA.
  • Acesse aqui o Termo de Autorização para Publicação no Repositório Institucional da UNIFSA (RI UNIFSA).
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui