Psicologia



PERFIL DO CURSO

Ser Psicólogo é ter como objetivo estudar o Ser Humano, seu comportamento, suas emoções, suas potencialidades de aprendizagem, enfim, suas múltiplas experiências ao longo de sua trajetória de vida. Seu compromisso profissional é com a transformação, tendo como eixo a promoção da saúde, a qualidade de vida e o bem estar individual e coletivo.

Com teoria e prática caminhando em parceria, o aluno exercita o que aprende em sala de aula, nos laboratórios, na Clínica de Psicologia e nas instituições conveniadas com o UNIFSA, podendo estagiar nas principais áreas de atuação da Psicologia: Clínica, Escolar, Organizacional, Saúde Mental e Social-Comunitária.

MERCADO DE TRABALHO

No Brasil a Psicologia foi regulamentada como profissão no ano de 1962. Hoje é uma área profissional reconhecida nas suas diversas modalidades de atuação:Psicologia Clínica, Psicologia Escolar, Psicologia Organizacional, Psicologia Social-Comunitária, Psicologia da Saúde Pública e Saúde Mental, Psicologia Hospitalar, Psicologia Jurídica, Psicologia do Esporte, dentre outras. De uma atuação historicamente pautada por uma perspectiva clínica, a inserção do psicólogo ampliou-se para os diversos âmbitos da atenção em saúde mental. Tal fato produziu um crescimento profissional em direção aos diferentes âmbitos da sociedade. Atuando em postos de saúde, creches e outras instituições prestadoras de serviços sociais, o trabalho do psicólogo vem, paulatinamente, superando uma atuação puramente curativa para uma perspectiva de caráter preventivo, na medida em que o profissional passa a envolver-se em programas de atenção e promoção à saúde.
O mercado de trabalho na área de Psicologia tanto nacionalmente, como também no Estado do Piauí é considerado promissor e isso se deve a prática desta área de formação voltada para promoção da saúde mental e o crescimento pessoal do homem na sua relação com a sociedade. Os formandos em Psicologia podem atuar nos seguintes setores da sociedade: organizações públicas e privadas, clínicas de Psicologia, serviços de saúde pública e privada, serviços de saúde mental, políticas de assistência social, escolas, dentre outros. A profissão de psicólogo é regulamentada pelos dispositivos legais: Lei nº 4.119, de 27.08.62, Decreto nº 53.464, de 21/10/64, Lei nº 5.766, de 20.12.71 e Decreto nº 79.822 de 17.06.77.

INFRAESTRUTURA

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
ESCOLA DE PSICOLOGIA

COORDENADORAS

Professora Dra. Maria Zilda Silva Soares
Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com formação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com Especialização em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É psicóloga clínica com formação em Psicanálise; Professora Adjunta I da Universidade Estadual do Piauí. No Centro Universitário Santo Agostinho, atua como Coordenadora do Curso de Psicologia e Professora, ministrando as seguintes disciplinas: Teorias e Técnicas Psicoterápicas na Abordagem Psicanalítica, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica e Estágios Básicos. Atua como pesquisadora nas áreas de Psicologia Social com o tema das Representações Sociais, de Saúde Mental e Psicanálise.

Professora Ma. Juliana Gomes da Silva Soares
Possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2012). Psicanalista em formação pelo Círculo de Estudo Psicanalítico do Piauí -CEPP. Atualmente, atua como professora do Centro Universitário Santo Agostinho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, educação, representações sociais, gênero, desenvolvimento infantil, sexualidade, psicanálise e psicossomática.

CORPO DOCENTE

ALESSANDRA CAMILLO DA SILVEIRA CASTELLO BRANCO
Titulação: DOUTOR
Formação: FARMÁCIA

ANA KELMA CUNHA GALLAS
Titulação: MESTRE
Formação: COMUNICAÇÃO SOCIAL

CARLOS ALBERTO OLIVEIRA SALES
ESPECIALISTA
PSICOLOGIA/ FILOSOFIA

CARLOS EDUARDO GONCALVES LEAL
Titulação: MESTRE
Formação: PSICOLOGIA

EDJÔFRE COELHO DE OLIVEIRA
Titulação: MESTRE
Formação: PEDAGOGIA/LETRAS

EMANOEL JOSE BATISTA DE LIMA
Titulação: DOUTOR
Formação: PSICOLOGIA

EULINEIDE LAURITZEN DE LUCENA
Titulação: ESPECIALISTA
Formação: PSICOLOGIA

FRANCELENA SARAIVA MARQUES
Titulação: MESTRE
Formação: LETRAS/ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

FRANCISCO ADALBERTO DO NASCIMENTO PAZ
Titulação: MESTRE
Formação: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS(BIOLOGIA)

GILBERTO DE ARAUJO COSTA
Titulação: MESTRE
Formação: MATEMÁTICA

HADASSA LOURENCO PINHEIRO SANTIAGO
Titulação: MESTRE
Formação: PSICOLOGIA

ISLENE CRISTINA CARDOSO DE ARAUJO
Titulação: ESPECIALISTA
Formação: PSICOLOGIA

IZABEL HERIKA GOMES MATIAS CRONEMBERGER
Titulação: MESTRE
Formação: SERVIÇO SOCIAL

JOAO DAMASCENO NETO
Titulação: ESPECIALISTA
Formação: PSICOLOGIA

JOUBERT AIRES DE SOUSA
Titulação: MESTRE
Formação: FARMÁCIA

JULIANA GOMES DA SILVA SOARES
Titulação: MESTRE
Formação: PSICOLOGIA

KAROLINE COSTA E SILVA
Titulação: MESTRE
Formação: PSICOLOGIA/LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

LIANA DANTAS DA COSTA E SILVA
Titulação: MESTRE
Formação: PSICOLOGIA

MARIA ANDREIA MARQUES BEZERRA
Titulação: DOUTOR
Formação: PSICOLOGIA

MARIA ZILDA SILVA SOARES
Titulação: DOUTOR
Formação: PSICOLOGIA

MILENA MOURA FÉ ARAÚJO PORTELA
Titulação: MESTRE
Formação: PSICOLOGIA

NELSON JORGE CARVALHO BATISTA
Titulação: DOUTOR
Formação: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PATRICIA CARVALHO MOREIRA
Titulação: MESTRA
Formação: PSICOLOGIA

PATRICIA MELO DO MONTE
Titulação: MESTRE
Formação: PSICOLOGIA

SAMILA MARQUES LEÃO
Titulação: MESTRE
Formação: PSICOLOGIA

TIPO DE FORMAÇÃO

Duração: 10 semestres

Carga Horária Total: 4.008 horas

Horário do curso: Manhã 7h às 12h20 l Tarde 14h às 17h30 | Noite 18h30 às 22h

INVESTIMENTO

R$ 968,53

*Desconto de 5% até o vencimento: R$ 920,10

DESCONTO de 5% da 2ª a 6ª parcela do semestre para pagamentos até o vencimento. Na 1ª parcela do semestre, o pagamento é integral.
Obs: O UNIFSA se reserva no direito de não oferecer o curso, caso o número de matrículas seja inferior a 40 alunos.

Tem interesse no Curso?

ENTRE EM CONTATO

Você tem interesse no curso? Entre em contato conosco e tenha mais informações sobre o curso

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui