SERVIÇOS



Serviço Escola de Psicologia – SEP

O Serviço Escola de Psicologia do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA, instalado em 21 de fevereiro de 2003, vem desenvolvendo suas atividades de modo a responder, tanto às exigências para a formação do psicólogo numa visão integrada e multiprofissional, em conformidade com as competências e habilidade exigidas pelo MEC, como à responsabilidade social, atendendo às demandas de atendimento psicológico da sociedade.

O Serviço de Atendimento Psicológico do UNIFSA desempenha um papel social de grande relevância para sociedade piauiense ao desenvolver projetos de intervenção, orientação e assistência a uma população que normalmente não tem acesso aos serviços de psicologia. Para tanto, deverá ser um espaço onde o futuro psicólogo realizará estágios supervisionados nas áreas de atuação da Psicologia, tendo em mente um comportamento ético e moral.

O funcionamento do Serviço-Escola de Psicologia será de Segunda a Sexta-feira no horário de 8h às 18h horas e em casos excepcionais aos sábados de 8h às 12h.

ESTRUTURA DO SEP
O SEP conta com um espaço de 504 (metros quadrados), dividido em ambientes apropriados para atendimento individual e em grupo, munidos de salas com espelhos unidirecionais, sala de espera, sala para supervisão, sala para coordenação, secretaria e banheiros. O contato inicial através de entrevistas com os clientes inscritos, objetivando o conhecimento da sua problemática para a realização dos encaminhamentos necessários.

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA

O Serviço Escola de Psicologia – SEP conta com um espaço de 504 (metros quadrados), dividido em ambientes apropriados para atendimento individual e em grupo, munidos de salas com espelhos unidirecionais, sala de espera, sala para supervisão, sala para coordenação, secretaria e banheiros
Contato inicial através de entrevistas com os clientes inscritos, objetivando o conhecimento da sua problemática para a realização dos encaminhamentos necessários.

Dependendo dos resultados da triagem o Cliente será encaminhado para os seguintes serviços:

LUDOTERAPIA: Acompanhamento psicológico infantil, realizado através de jogos, brinquedos e material expressivo.

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL OU GRUPO: Atendimento psicológico para adolescentes e adultos mediante sessões com freqüência mínima de uma vez por semana, visando trabalhar os conflitos e a problemática efetivo emocional de cliente.

PSICODIAGNÓSTICO: Processo de avaliação psicológica afim de esclarecer a problemática especifica do cliente, e realizar o devido encaminhamento. É concluído com aproximadamente com quatro ou seis sessões, utilizando entrevistas e aplicações de testes psicológicos. O mesmo é realizado no estágio de Psicologia Clínica, mas também, quando necessário, por alunos do curso de Psicologia que estão cursando esta disciplina.

TERAPIA FAMILIAR: Atendimentos psicológicos com a finalidade de desenvolver atividade de apoio à família.

ATENDIMENTOS A PESSOAS INSTITUCIONALIZADAS: É um serviço voltado para atuação em hospitais ou instituições de saúde conveniadas ao SEP, juntamente com o pessoal de saúde envolvendo o indivíduo e as áreas sociais e da saúde pública buscando sempre o bem-estar individual e social.

CONSULTORIAS, ASSESSORIAS E TREINAMENTOS: É uma atividade multiprofissional e interdisciplinar que coloca a psicologia a serviço dos demais profissionais desenvolvendo a prática das assessorias, consultorias e interconsultas psicológicas. Nesta atividade o psicólogo poderá acionar e articular todo seu instrumental teórico-técnico e prático experimental para orientar e intervir na situação-problema criando condições através de grupos de reflexão para que os profissionais de outras áreas compreendam os fenômenos psicológicos.

DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS: É uma atividade voltada para a formação e preparação de recursos humanos e sua participação na vida e nas decisões das organizações.

PSICOLOGIA ESCOLAR: É uma atividade voltada para desenvolver serviços na área Escolar e Educacional.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Serviço Escola de Psicologia (SEP) do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA destina-se à aplicação da prática dos estágios supervisionados, de acordo com as ênfases curriculares. Tem, portanto, dupla finalidade: prestar atendimento psicológico à comunidade carente e possibilitar oportunidade de iniciação à prática profissional, desenvolvendo competências e habilidades necessárias para inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho. Para isso, o SEP dispõe de todos os recursos necessários para que o aluno possa vivenciar o estágio de acordo com a ênfase curricular escolhida. Os atendimentos são realizados por alunos de Psicologia do 8º, 9º e 10º semestres sob orientação de Professores-Supervisores.
O SEP possui corpo docente qualificado, constituído, predominantemente, por mestres, além de laboratórios modernos e bem equipados, que permitem ao aluno uma sólida formação teórico-prática. A prática é possibilitada através de convênios e parcerias com hospitais, clínicas e organizações não-governamentais (ONG), empresas e instituições asilares, prisionais e escolares, para a realização de estágios.

O Serviço de Atendimento Psicológico do UNIFSA desempenha um papel social de grande relevância para sociedade piauiense ao desenvolver projetos de intervenção, orientação e assistência a uma população que normalmente não tem acesso aos serviços de psicologia. Para tanto, deverá ser um espaço onde o futuro psicólogo realizará estágios supervisionados nas áreas de atuação da Psicologia, tendo em mente um comportamento ético e moral.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui