Núcleo de Estudos Afro-indígenas

Compartilhe!

O Núcleo de Estudos Afro-indígenas (NUAFRI) é um núcleo vinculado à Pró-Reitoria de Ensino que visa desenvolver ações de ensino, extensão e pesquisa em diferentes instâncias do Centro Universitário Santo Agostinho, que dialoguem com os cursos de graduação e de pós-graduação com a comunidade interna e externapara a promoção da igualdade racial dos povos afrodescendentes e indígenas no Brasil.


O Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA, no exercício de sua responsabilidade social e comprometida com as políticas afirmativas do governo federal para Educação das Relações Étnico-raciais o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nos termos das Leis n° 10.639/03 e 11.945/08 que alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96,vem instituindo um conjunto de medidas e ações com o objetivo de combater a desigualdade racial promovendo inclusão social e cidadania para todas e todos, ancoradas na organização curricular com um tratamento pedagógico diversificado, permitindo reconhecer e valorizar a pluralidade e as diferenças individuais, sociais, éticas, estéticas e culturais da comunidade acadêmica.

Esses dispositivos, bem como reivindicações, processos de resistência à colonização e movimentos sociais, como o movimento Negro que se intensificaram nos séculos XX e XXI, apontam a necessidade de implementação e exercício das diretrizes curriculares e proposta pedagógica que orientem a formulação de projetos e unidades de estudos para o envolvimento da comunidade acadêmica no cumprimento da inclusão de conteúdos sobre relações étnico-raciaisnos cursos de formação.

Desse modo, com vistas a reparações, reconhecimento e valorização da história e cultura dos afro-brasileiros e indígenas, o UNIFSA propõe medidas étnico-raciais coerentes com o que exprime o Projeto Pedagógico Institucional, diretrizes curriculares, princípios pedagógicos e organização didático-pedagógica. Tais medidas atendem a articulação das ações acadêmicas do ensino, iniciação científica, extensão, processos de formação e projetos de parceria com a comunidade.

O presente programa institucional abrange aspectos legais, teóricos e metodológicos referentes ao processo de concretização das políticas afirmativas acerca da Educação para as Relações Étnico-Raciais assegurando o cumprimento das ações inerentes ao processo de combate ao racismo e discriminações nocontexto brasileiro e no processo educativo do UNIFSA.

Para tanto, adotar-se-á uma prática pedagógica reflexiva, envolvendo aspectos filosóficos, sócio-históricos, antropológicos, culturais, estéticos e psicológicos, objetivando desenvolver potencialidades e valores dos seres humanos em particular, afrodescendentes e indígenas. Essa proposta pedagógica de natureza multicultural, propõe a modificação de comportamentos preconceituosos e discriminatórios, fundamentados na desigualdade étnico-racial brasileira e nos pressupostos teóricos interdisciplinares.

GALERIA

NOTÍCIAS

Compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui