XII Encontro UNIFSA de Cultura Afro-Brasileira tem início com homenagens e palestra

Compartilhe!

O Centro Universitário Santo Agostinho iniciou nesta quarta-feira (16), o XII Encontro UNIFSA de Cultura Afro-Brasileira, com o tema: Combater o Racismo é Construir a Democracia. Na ocasião, ocorreu homenagens e bate-papo com autoridades indígenas e representantes da comunidade negra. 

Às 18h, ocorreu a abertura institucional, com a presença da reitora, Yara Lira, pró-reitora de ensino, Tieta Lira Silva, o coordenador do evento, Prof. Me. Kacio dos Santos e a mediadora do bate-papo, a Profa. Francisca Maria.

Ainda no início, houve duas homenagens, uma a Yara Lira e outra para a Profa. Francisca Maria. A primeira foi homenageada pela sua participação direta como gestora de uma instituição que proporciona eventos que visam combater o racismo. A segunda foi homenageada pela sua luta para conservação da Cultura Afro-Brasileira realizado no Núcleo de Estudos Afro-indígenas (NUAFRI/UNIFSA)

A primeira palestra da noite abordou as Populações Negras e Indígenas nos 200 anos de independência do Brasil, com as convidadas Lara Danuta da Silva e Aliã Walmiri, além de contar com a mediação da Profa. Ma. Francisca Maria. 

“ Nós os povos indígenas resistimos e existimos, mesmo diante de muitas dores. O país deixou de honrar o ‘que a cultura indiogena sempre honrou, a vida planetária.E a vida planetária é a principal luta indigena, pois quando lutamos pela vida, a gente se torna antiracista e descoloniza mentes”

Disse, Aliã Walmiri

Compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui