Começa o IX Encontro de Cultura Afro Brasileira do UNIFSA

Compartilhe!

Com discussões sobre a igualdade racial e comemorando o dia nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, o Centro Universitário Santo Agostinho abriu a programação, na noite da última terça-feira (19), do IX Encontro UNIFSA de Cultura Brasileira com apresentação cultural do grupo Coisa de Nêgo e a palestra de abertura: “As discriminações no contexto contemporâneo: um debate interseccional entre gênero e raça”, que foi ministrada pela Profa. Doutoranda Letícia Carolina Pereira do Nascimento (UFPI).

De acordo com a profa. Ma. Francisca Nascimento, coordenadora do evento, essa atividade irá envolver o participante em discussões que são importantes, inclusive, para a atuação profissional em diversas áreas.
A palestra de abertura teve como tema “As discriminações no contexto contemporâneo: um debate interseccional entre gênero e raça”, ministrada pela Profa. Doutoranda Letícia Carolina Pereira do Nascimento (UFPI) e participação da Profa. Ma. Francisca Nascimento  (coordenadora NUAFRI), tendo a mediação da psicóloga e acadêmica de Nutrição, Érica Vanessa da Silva.

A professora doutoranda Letícia explicou sobre a importância de uma instituição de ensino privada falar sobre o tema e levar discussões sociais como essa para os acadêmicos. “Nós temos a dificuldade a dor do outro por não passar diretamente por essa dor”, disse a professora sobre as questões que envolvem racismo e discriminações por conta da cor da pele. Ela ainda ressalta que não nascemos brancos e negros o que “determina a nossa branquitude ou a nossa negritude são construções sociais históricas”.

Compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui