X Encontro UNIFSA de Cultura Afro Brasileira discutirá Racismo e Diversidades em Tempos de Pandemia

  • Home
  • Ações da Comunidade
  • X Encontro UNIFSA de Cultura Afro Brasileira discutirá Racismo e Diversidades em Tempos de Pandemia
18 nov


O Núcleo de Estudos Afro-Indígenas do Centro Universitário Santo Agostinho irá realizar de 19 a 20 de novembro o X Encontro UNIFSA de Cultura Afro Brasileira, com o tema “Racismo e Diversidades em Tempos de Pandemia”. O evento está aberto a toda a comunidade discente, docente, de colaboradores e comunidade externa. O evento é organizado pelos membros do NUAFRI, profa. Ma. Francisca Maria do Nascimento Sousa, prof. Me. Kácio dos Santos Silva e a tutora Regina Maria Bomfim Soares, do NUAPE.

De acordo com os organizadores, a temática deste ano proporcionará uma reflexão contemporânea e também histórica-política, das relações sociais/raciais brasileiras, num contexto em que as políticas públicas e sociais são determinantes na vida de milhões de trabalhadores e trabalhadores negros/os, que se veem, mais do que nunca, excluídos do mercado de trabalho e das garantias básicas de vida.

O contexto da pandemia da COVID 19, assim como outras catástrofes em diferentes tempo, recaem de forma mais contundente sobre as classes mais empobrecidas e estas, no Brasil, são marcadamente as populações negras e indígenas.

O evento pretende discutir os fatores que levam a população negra a ser a mais afetada pelo vírus. Não apenas, em decorrência da pandemia, muitas desigualdades se acentuaram. “São as crianças e jovens negros que se veem sem estrutura para acompanharem aulas on line e desenvolverem suas atividades e pesquisas. A ausência quase total de computadores ou tabletes, celulares e internet de qualidade, acentuaram consideravelmente a distância entre o ensino para os mais ricos e para os mais pobres. Essa realidade é vivenciada de forma bem acentuada pela grande maioria do estudantes negros, inclusive por jovens e adultos estudantes dos cursos superiores”, afirmam os organizadores.

Entendemos que uma realidade como esta não pode passar despercebida, e preocupados com este contexto será realizado o X Encontro UNIFSA de Cultura Afro brasileira 2020. Por isso, ressaltamos ainda que evento está em consonância para a implementação e divulgação da Década Internacional dos Afrodescendentes proclamada pela ONU, com início em 1º de janeiro de 2015 e fim em 31 de dezembro de 2024, e com o tema: “ este Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, que objetiva promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Tags: , , , ,
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui