PÓS-GRADUAÇÃO



Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ciências Criminais (PUCRS/UNIFSA)

PERFIL DO CURSO

PÚBLICO-ALVO:
Diplomados Mestres nas áreas de Direito, todas as Ciências Humanas e áreas correlatas

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Sistema Penal e Violência

LINHAS DE PESQUISA:

Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos: A linha de pesquisa visa investigar os sistemas jurídico-penais contemporâneos a partir da análise crítica do direito penal e processual penal, verificando em seus fundamentos as diferentes formas de violação/proteção dos direitos da pessoa humana.

Violência, Crime e Segurança Pública: A linha de pesquisa visa analisar a questão da violência em seu sentido mais amplo, desde o comportamento desviante e suas variáveis sócio-ambientais, individuais e institucionais até à violência produzida nas e pelas instituições responsáveis pelo seu controle, englobando, em uma perspectiva interdisciplinar, os diversos enfoques criminológicos, jurídico-político, psiquiátricos, psicanalíticos, sociológicos, históricos e filosóficos. Igualmente, procura avaliar formas alternativas de controle social, políticas públicas de segurança, políticas criminais, mecanismos de justiça de transição e prevenção da violência, e instrumentos de redução dos danos causados pelas suas múltiplas formas.

INSCRIÇÕES

A inscrição será realizada exclusivamente na Secretaria do UNIFSA.

VAGAS: Serão disponibilizadas até 11 (onze) vagas, sendo que a distribuição entre as linhas de pesquisa será determinada pela Comissão de Seleção.

Local da prova:  UNIFSA – Avenida Valter Alencar, 665, São Pedro (Prédio Sede, Sala 101), Teresina – PI.
Local das entrevistas: UNIFSA – Avenida Valter Alencar, 665, São Pedro (Prédio Sede, Sala 101), Teresina – PI.

PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo compreende três fases:
1ª fase: Prova – peso 3 (três);
2ª fase: Entrevista e defesa do Anteprojeto de Tese – peso 3 (três);
3ª fase: Análise do Curriculum Vitae – peso 4 (quatro).

DISPOSIÇÕES GERAIS
A entrevista, a análise do Anteprojeto de Tese e o Curriculum Vitae modelo Lattes serão avaliados em caráter classificatório.
Os candidatos aprovados serão chamados para se matricularem no curso de Doutorado, segundo a ordem classificatória obedecendo às vagas disponíveis.
Não serão aceitas inscrições no Processo Seletivo com documentação incompleta.
A inscrição indica que o candidato está ciente das normas do Edital.
Casos não contemplados no presente Edital serão analisados pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS.

COORDENADOR

Nereu José Giacomolli

Professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), desde 2006, vinculado à graduação, mestrado e doutorado em Ciências Criminais. Coordenador de Pesquisa da Escola de Direito. Leciona a disciplina de Direito Processual Penal na Graduação, Processo Penal Contemporâneo no Mestrado e Sistemas Jurídico-Criminais Comparados no Doutorado em Ciências Criminais da PUCRS (conceito 5). Professor convidado no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna de Portugal, de 2013 a 2015. Professor convidado na Universidade Autónoma de Lisboa, no Curso de Mestrado, desde 2017. Possui estudos de Pós-doutorado na Universitá degli Studi di Torino (2008), Doutorado na Universidad Complutense de Madri (2001) e pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Exerceu a magistratura de 1986 a 2014. Um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal. Um dos editores da Revista Brasileira de Direito Processual Penal (RBDPP). Autor dos seguintes livros: 1) Juizados Especiais Criminais (1997, 2002 e 2009); 2) Legalidade, oportunidade e consenso no processo penal (2006); 3) Reformas (?) do Processo Penal (2008); 4) A Fase Preliminar do Processo Penal (2011); 5) Legalidad, Oportunidad y Consenso en el Proceso Penal (2012); 6) Prisão, Liberdade e as Medidas Alternativas ao Cárcere (2013); 7) O Devido Processo Penal (2014, 2015, 2016); 8) A prova penal (co-autor). Lisboa: Rey dos Livros/Empório do Direito (2015). Organizou 17 livros e traduziu outros 06. Também é autor de 35 capítulos em livros e de 34 artigos, tendo proferido várias conferências no Brasil e no Exterior (Lima – Peru, Lisboa – Portugal e Siracusa -Itália). Investiga temas relacionados com o processo penal contemporâneo, líder de grupo de pesquisa “Processo Penal Contemporâneo: fundamentos, perspectivas e problemas atuais”, desde 2010, com as linhas consenso, cooperação jurídica internacional e devido processo penal.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui