Engenharias: mercado de trabalho em ascensão

Compartilhe!

A engenharia está presente em tudo que nos cerca e é o setor que mais se destaca no Brasil atualmente. A profissão é responsável por planejar, desenvolver, executar e entregar diversos projetos que fazem parte do dia a dia social. Confira, nesta matéria, o crescimento das Engenharias no Brasil:

A engenharia está presente em tudo que nos cerca e é o setor que mais se destaca no Brasil atualmente. A profissão é responsável por planejar, desenvolver, executar e entregar diversos projetos que fazem parte do dia a dia social, e está dividida em muitas ramificações, existindo quase 50 habilitações na área. Algumas delas são: Engenharia Civil, Elétrica, De Produção, Mecânica, Biomédica, Agronômica e De Software.

Com o avanço da ciência e o surgimento de novas práticas mercadológicas, as Engenharias estão se moldando, e o seu trabalho se envolve cada vez mais com questões tecnológicas, exigindo que os profissionais se atualizem e acompanhem as novas tendências.

Um exemplo é o trabalho de engenheiros de produção e elétricos na instalação de energia solar, uma fonte energética sustentável que têm se popularizado nos últimos meses, principalmente no nordeste. O uso crescente de celulares, tablets e computadores pelos brasileiros também eleva a procura por Engenheiros De Software.

Segundo o site Engenharia 360, a Google anunciou que vai contratar 200 engenheiros até 2023 no Brasil, pois “somos famosos no mundo por termos um olhar especial e uma grande capacidade inovadora para Engenharia”, principalmente na área de computação.

Além disso, em dezembro de 2021, a Petrobrás abriu vagas para “diversas especialidades, com destaque para Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção e Engenharia de Equipamentos – Mecânica”.

Não se deve esquecer também que um Engenheiro pode ser autônomo e optar por abrir seu próprio negócio na área em que é especializado. Essa alternativa é escolhida principalmente por profissionais que possuem perfil empreendedor ou por aqueles que não encontram lugar nas empresas para trabalhos com carteira assinada, fato que tem crescido durante a pandemia do Coronavírus. Vale lembrar também que os setores de bens de consumo, energia, agronegócio e telecomunicação são os maiores campos de exercício da engenharia atualmente.

E o sucesso dos Engenheiros não para por aqui. Para aliar-se às tecnologias e crescer junto com a profissão, é preciso ensino de qualidade e uma preparação especial para cada área, principalmente àquelas mais atuantes no Piauí: Civil, De Produção e Elétrica. Para isso, o Centro Universitário Santo Agostinho oferece experiências específicas nos curso de Engenharia, com professores capacitados e atividades que formam os melhores profissionais do Estado. Confira:

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui