Profa. Dra. Maria das Graças Targino, egressa UNIFSA, entra na seleta lista do Open Box da Ciência 2020

Compartilhe!

A profa. Dra. Maria das Graças Targino, egressa do curso de Jornalismo do UNIFSA, é uma das cinco cientistas brasileiras a ter seu nome incluído no Open Box da Ciência 2020, por seu protagonismo nas áreas das Ciências Sociais Aplicadas/Ciência de Informação. Segundo a plataforma, Graça Targino é uma das 250 mulheres que protagonizam, com destaque, a pesquisa brasileira.

O Open Box da Ciência trabalha, especialmente, com dados extraídos da plataforma Lattes, e, por meio de um algoritmo, é capaz de pontuar a produção científica de pesquisadores e pesquisadoras brasileiros. Alguns dos critérios utilizados para essa pontuação, além da titulação do Doutorado, é a quantidade de artigos publicados em revistas de impacto (com qualis A1, A2 e B1). Outro critério que influenciou diretamente na pontuação, foi a quantidade de prêmios recebidos e o envolvimento do pesquisador/a em organização de eventos, como congressos, exposições e feiras científicas.

Entrar para esse seleto grupo é mais uma conquista dessa professora e escritora paraibana. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutora pelo Instituto Interuniversitário de Iberoamérica da Universidad de Salamanca (Espanha), Maria das Graças Targino recebeu vários prêmios, como o Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Comunicação, em 2004, e o Prêmio Informação para Todos (Information for All Programme), promovido pela Unesco. Autora profícua, Graça se destaca também como escritora, tendo publicado, entre outros, os livros “Amar, viver e escrever” (2019) e “Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos” (2014). Devido a sua contribuição para a literatura, Graça Targino acaba de ser eleita, por unanimidade, para uma cadeira na Academia Teresinense de Letras (ATL).

Logo após a divulgação da inclusão do nome de Graça Targino no Open Box da Ciência, o Prof.Dr. Alisson Dias Gomes, coordenador do Núcleo de Iniciação à Pesquisa do UNIFSA, escreveu uma homenagem a profa. Dra. Graça Targino. O texto foi publicado no Jornal O Dia, no dia 24 de abril.

Leia, na íntegra, o texto de Graça Targino sobre a distinção do Open Box da Ciência e a homenagem recebida.

Ao longo de minha vida, repetindo as palavras da ativista francesa Simone de Beauvoir, “a impressão que eu tenho é de não ter envelhecido, embora eu esteja instalada na velhice”. Busco a aprendizagem em ritmo acelerado, talvez, para ocupar, nas palavras de Alisson, “espaço para mais uma primavera florida”.

Saiba mais sobre Graça Targino (clique aqui)

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui