A psicologia escolar é uma das áreas de atuação profissional mais tradicionais da Psicologia e representa, no Piauí e Estados vizinhos, um dos principais campos de inserção no mercado de trabalho. As relações de escolarização e o cenário social das instituições de ensino, pela complexidade que expressam, demandam dos (as) psicólogos (as) uma formação continuada que possibilite o exercício de competências e habilidades compatíveis com os objetivos traçados no âmbito das políticas públicas em educação. O curso de Especialização em Psicologia Escolar do Centro Universitário Santo Agostinho nasce com a intenção de atender a uma demanda de formação continuada na área. A presença da psicologia escolar em escolas públicas e privadas, nas universidades públicas e institutos federais, nas instituições de ensino superior privadas, nos centros de atendimento educacional especializado, entre outros espaços, já é uma realidade. Portanto, a necessidade de profissionais qualificados nesta área cresce a cada dia, processo que se torna mais expressivo em razão da Lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. A atuação em psicologia escolar integra saberes que transcendem as orientações teórico-metodológicas consolidadas na formação inicial, uma vez que os processos de educação e de ensino-aprendizagem, por serem multideterminados e se configurarem como sistemas complexos, sinalizam também a urgência do domínio de saberes próprios, produzidos pelas ciências da educação. É nesse sentido que a Especialização em Psicologia Escolar do UNIFSA assume um papel de destaque na formação de profissionais qualificados para a compreensão e para a mudança dos processos educacionais, tendo por base as dimensões política, econômica, social, cultural e subjetiva que os constituem. O Centro Universitário Santo Agostinho, por meio de uma matriz curricular que valoriza a interdisciplinaridade e um olhar contextualizado sobre as questões educacionais, oferece ao pós-graduando conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos com potencial de tornar os futuros especialistas agentes transformadores da educação e da sociedade.
Objetivo
Proporcionar o desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades para o exercício profissional nas instituições de ensino, fortalecendo a identidade do (a) psicólogo (a) escolar e o compromisso com a construção de uma educação democrática e inclusiva.
Público
Graduados(as) em Psicologia.
Questões Contemporâneas em Psicologia Escolar – 20h
Psicologia Escolar e Educação Básica: enfoques e possibilidades de atuação profissional – 20h
Psicologia Escolar e Ensino Superior: enfoques e possibilidades de atuação profissional -16h
Prática de Aconselhamento Psicológico -16h
Metodologia da Pesquisa I – 20h
Gênero e Sexualidade: estratégias de intervenção psicológica – 20h
Autorregulação da Aprendizagem Escolar: estratégias de intervenção psicológica – 20h
Bullying e Cyber Bullying: estratégias de intervenção psicológica – 20h
Habilidades Sociais e Resolução de Problemas: estratégias de intervenção psicológica – 20h
Desenvolvimento e Regulação Emocional: estratégias de intervenção psicológica – 20h
Família e Escola: estratégias de intervenção psicológica -12h
Saúde do Educador: estratégias de intervenção psicológica -12h
Psicologia Escolar e Educação Especial: estratégias de intervenção psicológica – 20h
Metodologia da Pesquisa II -10h
Gestão Educacional – 20h
Ensino e Consultoria Colaborativa – 12h
Seminário de Pesquisa -10h
Gestão de Grupos -16h
Neurociência e Educação -12h
Metodologia do Ensino Superior – 20h
Psicologia, Escola e Transtornos Psiquiátricos -12h
Criatividade e Processos Educacionais – 12h
Trabalho de Conclusão de Curso – 90h
CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS: 360h.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: 90h.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 450h.
O curso tem duração de 18 meses e os encontros são mensais, com exceção dos dois últimos meses, nos quais a frequência é quinzenal.
As aulas ocorrem:
Sexta – das 18 às 22h
Sábado – das 8 às 12h e das 14h às 18h
Domingo – das 8 às 12h e das 14h às 18h.
18 PARCELAS DE R$ 310,00
- POLÍTICAS DE DESCONTO:
- I – Aluno de outra IES sem convênio (matrículas integrais, as demais, desconto de 5% para pagamento efetuado até a data de vencimento R$ 294,50 );
II – Egresso (desconto de 15% a partir da matrícula para pagamento efetuado até a data de vencimento R$ 263,50);
III – Instituições conveniadas (desconto de 15% a partir da segunda mensalidade para pagamento efetuado até a data de vencimento R$ 263,50)
- Prof. Dr. Carlos Eduardo Gonçalves Leal
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Mestre em Educação pelo PPGED da UFPI. Especialista em Psicologia da Educação pelo Centro de Ciências da Educação da UFPI.
Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).
Professor do UNIFSA e Psicólogo da UFPI. - Profª. Drª. Patrícia Melo do Monte
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Mestre em Educação pelo PPGED da UFPI.
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade do Ensino Superior do Piauí) e Docência no Ensino Superior (Centro Universitário Santo Agostinho).
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
Professora do UNIFSA e da UESPI.
Carga horária do curso: 450 horas
Número de vagas: 40
Local de Inscrição presencial e de Realização: UNIFSA – Campus São Pedro – Av. Valter Alencar, 665. Bairro: São Pedro.
Documentação Necessária (apresentar original e cópia quando presencial):
- Diploma e Histórico Escolar – do Curso Superior
- RG
- CPF
- Título e comprovante de votação
- Reservista
- Comprovante de Residência
Se você tiver interesse de se inscrever no curso, basta acessar o botão abaixo e enviar a documentação exigida. Após isso, você deve aguardar a comunicação da Coordenação de Pós para início da turma e, então, fazer a impressão do primeiro boleto.