De 04 a 07 de outubro, o Congresso Internacional Ciência e Sociedade trará uma programação completa e diversa, com mesas redondas, apresentações e muito mais. No dia 06 de outubro, às 14h, acontecerá a palestra “Cidades Inteligentes: que caminhos estamos trilhando?”, na Sala de Conferência – Anexo II do UNIFSA.
A arquiteta Cíntia Bartz trará suas experiências para esse bate-papo. Ela é formada em Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Práticas Projetuais e integrante da Rede Mulheres em Movimento da América Latina, no programa “Líderes Urbanos: Mobilidade e Gênero na América Latina”. Atualmente, é Superintendente da Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí – CEPRO, e seu currículo demonstra ampla experiência em gestão de projetos, planejamento baseado em evidências e priorização, monitoramento de indicadores, cooperação técnica internacional etc. Vale ressaltar seus 10 anos de atuação na Prefeitura de Teresina, em que trabalhou como diretora de Transporte Público na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) e coordenadora da Agenda Teresina 2030 na Secretaria Municipal De Planejamento (SEMPLAN).
De forma remota, Profa. Ma. Larissa Paredes Muse também irá conduzir o assunto. Ela é arquiteta e urbanista com especialização em Digitalização de Cidades e Mestrado em Engenharia Urbana. Suas experiências incluem trabalhos nos EUA com projetos de conversão para LED e de automação, além de análises de eficiência energética e de viabilidade econômica de projetos de retrofit de iluminação. Atualmente, é consultora na Quanta Technology, uma empresa norte-americana voltada para consultoria de infraestrutura de serviços públicos.
A terceira participante da palestra é a Profa. Ma. Lorena Moura, graduada em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduada em Cidades Inteligentes, sendo ainda mestre em desenvolvimento e meio ambiente. Além disso, é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFSA e membro do iCiLab – Laboratório de Inovação em Cidades Inteligentes, vinculado ao Laboratório de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – LARES e do Comitê Editorial da Revista FACID: Ciência & Vida.
O CICS não poderia deixar de proporcionar à comunidade acadêmica uma discussão sobre a vida nas cidades, os desafios diários que nós, cidadãos (agentes modificadores deste espaço), enfrentamos e compreender como os demais atores (o Estado e a iniciativa privada) também atuam na promoção de cidades para todos: resilientes, sustentáveis, criativas e acolhedoras. Gosto de chamar essa palestra de um espaço de exposição de ideias e de discussões sobre o fazer cidades, que é de todos nós. Muito se fala, nos últimos 5 anos, sobre o termo “cidades inteligentes”, mas precisamos discutir e diferenciar o que ele significa e como se aplica nas diversas escalas, países e realidades. A tecnologia e a conexão são realidades mundiais, mas na conversa iremos abordar justamente as escalas de atuação do planejamento urbano e deste fazer cidades.
Profa. Ma. Lorena Moura, palestrante e docente de Arquitetura e Urbanismo do UNIFSA