Orgulho LGBTQIA+: Egressa de Contabilidade relembra trajetória durante graduação UNIFSA

  • Home
  • Acontece na UNIFSA
  • Orgulho LGBTQIA+: Egressa de Contabilidade relembra trajetória durante graduação UNIFSA
28 jun


No Brasil, ser LGBTQIA+ é um desafio diário: falta espaço no mercado de trabalho, não há respeito nas ruas e seus direitos estão longe de serem totalmente conquistados. Segundo a CNN, quase 320 brasileiros morreram de causas violentas em 2021 por conta da sua orientação sexual ou identificação de gênero, por apenas serem que são. Além disso, dentro da comunidade, o número de pessoas formadas ou em ambiente universitários ainda é baixo, e quem faz parte dessa parcela é Fábia Dourado, egressa do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Santo Agostinho.

Fábia, que é uma mulher trans, ingressou no UNIFSA em 2008 por volta dos 36 anos, com o objetivo de organizar sua vida pessoal e profissional. A egressa conta que o receio de como seria tratada por todos da instituição foi logo substituído pelo acolhimento da turma e dos professores.

Graças a Deus eu tive uma boa recepção pela instituição, inclusive os meus amigos de turma tinham muito orgulho de andar comigo. O professor Josimar Alcantara me deixou muito à vontade, eu nunca me senti discriminada, excluída. O UNIFSA era uma segunda família para mim.

Fábia Dourado, egressa de Ciências Contábeis UNIFSA.
Fábia Dourado e amigos da graduação

Quando decidiu fazer graduação, Fábia já trabalhava como cabeleireira há 25 anos, e dividir sua profissão com uma nova atividade foi desafiador, pois era algo novo. Porém nada é impossível quando há dedicação. A estudante se saiu tão bem na academia que liderou turma durante três anos, integrou a Comissão Própria de Avaliação – CPA e realizou monitoria para as disciplinas de Contabilidade e Custos, Análise de Custos e Estatística.

Todo o conhecimento adquirido em sala de aula foi aplicado pela egressa no seu próprio salão de beleza, em tarefas como reposição de estoque e controle de gastos. Para ela, o curso de Ciências Contábeis foi essencial em sua estabilidade financeira.

Depois da graduação, minha empresa ficou mais organizada. Hoje em dia pago aluguel, água, energia, tenho duas casas, sendo uma delas um sítio.

Fábia Dourado, egressa de Ciências Contábeis UNIFSA.

Atualmente, Fábia, que se formou em 2012, está estudando para prestar concurso público na área em que é formada, pretendendo conciliar o futuro trabalho de servidora pública com o de cabelereira, sempre se dedicando no que faz e utilizando o conhecimento aprendido no UNIFSA em quatro anos de graduação com professores experientes.

Eu quero deixar um abraço e dizer muito obrigada para todos os professores de Contábeis por terem me acolhido tão bem e pelo apoio que eu recebi de todos.

Fábia Dourado, egressa de Ciências Contábeis UNIFSA.
Tags: , , , ,
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui