Livro, resultado do PIBIC, discute a inovação em Sistemas de Produção na Era da Indústria 4.0

Compartilhe!

É difícil e complexo mensurar todos os impactos que as novas tecnologias provocam sobre o Sistema Produtivo, considerando, sobretudo, o mundo globalizado, o avanço da Inteligência Artificial, da Computação Cognitiva e de outras inovações tecnológicas. Não há dúvidas, porém, de que os conceitos e aplicações da Indústria 4.0 conduzirão a uma completa descentralização de controle dos processos produtivos, graças à proliferação de dispositivos inteligentes. Hoje, automatizar se tornou o caminho mais lógico para aumentar a competitividade e a produtividade do setor.
A mudança do cenário produtivo levou um grupo de pesquisadores do Centro Universitário a investigar esse fenômeno crescente no mundo e que já está presente no Brasil, embora timidamente. O tema da pesquisa surgiu de um projeto de iniciação científica na modalidade PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) na área de Engenharia de Produção.
O professor Me. Rhubens Ribeiro e a bolsista Cecília Abreu são os autores da obra “Inovação em Sistemas de Produção na Era da Indústria 4.0”, que já está disponível em formato e-book e, também, em livro físico, pelo site da Amazon.
A obra trata de vários aspectos aplicáveis no cenário atual das mais diversas organizações sejam elas industriais, comerciais ou de serviços, discutindo temas como os Pilares da Indústria 4.0; Indústria 4.0 em Pequenas e Médias Empresas; Economia Circular; Lean Production 4.0; Lean Seis Sigma; QFD – Quality Function Development; Modelos Multicritérios e AHP, além de Tópicos Contemporâneos de Inovação em Sistemas de Produção. “Buscávamos pesquisar sobre inovação em sistemas de produção”, explica o professor Rhubens.
O intuito era escrever um livro como resultado da pesquisa e utilizá-lo como base também em disciplinas do próprio curso, além de disponibilizar para toda a comunidade material atualizado à respeito da temática. Para o pesquisador, compreender os conceitos sobre a inovação, a qualidade, o pensamento Lean e a Indústria 4.0 é importante para os gestores e empreendedores que desejam colocar as mudanças em prática na melhoria de processos, na linha de produção ou na comercialização de seus produtos. “Também é muito importante para a formação de profissionais qualificados em atividades de planejamento, organização, direção e execução de inovações tecnológicas em sistemas produtivos”, disse.

O prefácio da obra é assinada pelo Prof. Dr. Francisco de Tarso Ribeiro Caselli, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Segundo ele, a obra tenta responder como os sistemas de produção absorveram as inovações tecnológicas e sofreram transformações criando e rompendo seus próprios paradigmas por meio da inovação. “O livro busca de forma didática explicar as principais tecnologias utilizadas na gestão de sistemas, além de apresentar um panorama referente à indústria 4.0”, explica. Para o professor, ao longo da história é possível perceber que não existe melhor modelo único para os sistemas de produção. “O que existe é a adoção das melhores práticas adequadas a cada caso”, ensina. “O processo inovador é um dos alicerces para evolução da ciência dos sistemas produtivos. Não devendo esta ser encarada como algo aleatório ou místico, mas algo que demanda conhecimento técnico e reflexão”.
O livro “Inovação em Sistemas de Produção na Era da Indústria 4.0” apresenta um relato estruturado sobre as principais técnicas, modelos e ferramentas adotados nos sistemas de produção e seu potencial de aplicação e inovação, que pode servir como material de suporte para disciplinas como: Introdução à Engenharia de Produção, Sistemas de Produção, Inovação e Sistemas e outras correlatas.

AUTORES

Rhubens Ewald Moura Ribeiro

Mestre em Administração (UFPR), Cursando MBA em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento (UNIMAIS), Capacitação em Tutoria de EaD (UFPR), Bacharel em Administração (UFPR) e Sargento de Comunicações Militares (EsSA – Exército Brasileiro). Experiências profissionais como Professor de Graduação e Pós-Graduação em diversas IES (Caxias-MA, Curitiba-PR e Teresina-PI), Diretor Administrativo-Financeiro (CRA-PI), Diretor de Formação Profissional (CRA-PI), Chefe de Gabinete da SEMEC (Teresina-PI), Sargento Especialista em Comunicações Militares (EXÉRCITO-MD), Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIFSA), Consultor na Real Inteligência em Negócios (REAL), Administrador da UFPI e Docente do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Cecília Rochele Silva de Abreu

Graduanda em Engenharia de Produção, no UNIFSA, onde é bolsista PIBIC (Programa de Iniciação Científica), investigando o tema “Sistemas de Inovação da Produção na Indústria 4.0”. Cursa a Especialização em Gestão Empresarial e Coaching (CESVALLE) e a Especialização Master Black Belt Lean Seis Sigma (VOITTO). Técnica em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). É Líder de logística na empresa MDIAS Branco Filial Timon-MA, com foco direcionado para a implementação e gestão de indicadores de qualidade e produtividade incluindo o gerenciando de equipes e processos logísticos.

BAIXE E-BOOK (pdf)

ADQUIRA O LIVRO IMPRESSO

DEGUSTE O LIVRO

ADQUIRA E-BOOK KINDLE

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui