O XXIX Encontro Pedagógico deu continuidade à sua programação nesta quinta-feira (30), na Sala de Conferência do Anexo II. Ao longo do dia, foram realizadas três etapas de um encontro sobre o tema Novos Jeitos de Ensinar, Novas Formas de Aprender: As Práticas Pedagógicas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, divididas nos turnos manhã, tarde e noite.
Às 9h, a Profa. Ma. Francisca Carla de Sousa Melo Pereira, membro do Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAPE), ministrou o primeiro encontro, que foi direcionado aos professores dos cursos de saúde: Estética e Cosmética, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.
Na ocasião, a docente discursou sobre a emergência em aplicar tecnologias e inovações em sala de aula, para tornar o aprendizado mais dinâmico e atualizado para a nova geração de estudantes.
A educação atual visa emancipar o indivíduo e gerar resultados sociais com pressupostos para desenvolver e construir uma cidadania para que sejam capazes de adaptar-se a novos estilos de trabalho e de tecnologia. Diante do processo de ensino e aprendizagem, o professor é um agente mediador do processo de gestão do conhecimento e todas as ações de busca de novas formas de resolver problemas e compreender a aplicação dos conceitos.
Profa. Ma. Francisca Carla de Sousa Melo Pereira, membro do Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAPE).
Além disso, os participantes fizeram comentários a respeito do tema. Os professores do curso de Fisioterapia, Ma. Patrícia Lima Ventura e Me. Jordano Leite, por exemplo, apresentaram estratégias de ensino interdisciplinar na área.
Pela noite, o evento deu continuidade com a oficina 6, que pontuou os Novos Jeitos de Ensinar, Novas Formas de Aprender: As Práticas Pedagógicas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, ministrada pela professora Esp. Regina Maria Bonfim Soares e a Profa. A Dra. Ana Maria da Mata Almeida. Na ocasião, estiveram presentes os professores dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica.
A professora Esp. Regina Maria Bonfim Soares, aproveitou o momento para falar sobre os desafios de inovar na docência, pontuando as novas formas de transmitir conhecimento aos discentes do UNIFSA. Além de destacar a importância de manter o padrão de qualidade do ensino da instituição.
Aqui nós trabalhamos com um ensino de qualidade e visamos aprimorar nossos métodos de ensinar, uma vez que o cenário da docência vive em constante transformação. Esse contexto de transformação exige da gente inovações, que é inovação no seu plano de ensino e aprendizagem.
Disse, Regina Maria Bonfim