O Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), por meio do curso de Engenharia de Software, promove, no dia 15 de maio, no auditório da Sede, o evento “Dia do Engenheiro de Software”. A atividade é voltada para estudantes do curso e áreas afins, com o objetivo de discutir temas atuais da tecnologia e aproximar os alunos das demandas do mercado.
A programação inclui uma roda de conversa sobre “Segurança de Dados na Era da Inteligência Artificial: desafios, riscos e responsabilidades”, reunindo profissionais com atuação consolidada na área. Entre os convidados está o professor Me. Raimundo Pereira da Cunha Neto, presidente da Agência de Tecnologia, Ciência e Inovação de Timon, doutor em Engenharia Biomédica e mestre em Segurança de Redes de Computadores. Com experiência como perito computacional forense e consultor em cibersegurança, LGPD e compliance digital, também atua na formação de novos profissionais na área de Tecnologia da Informação.
O debate conta ainda com a participação de Vinicio Rosal, CEO da ReadyTI, profissional com mais de uma década de atuação em tecnologia da informação. Especialista em gestão de serviços de TI e inteligência de negócios, possui MBA em Gestão de Projetos e experiência na condução de projetos estratégicos voltados à segurança da informação, governança de TI e soluções em ambientes multicloud.
Outro destaque do evento é o “Momento Web Experience: Projetos que Viraram Negócio”, em que alunos do 5º período de Engenharia de Software apresentam soluções desenvolvidas ao longo da graduação, evidenciando o potencial de transformação de projetos acadêmicos em iniciativas de mercado. A atividade será coordenada pelo professor Me. Anderson Costa.
A programação inclui ainda a palestra “Oportunidades no Mercado de TI: inovação, startups e acesso a editais de fomento”, ministrada pelo professor Me. Aislan Rafael Rodrigues de Sousa, coordenador da Mambee — Fábrica Escola de Software do IFPI Campus Picos. Com atuação voltada ao fortalecimento de ecossistemas de inovação, Aislan é professor do IFPI, cofundador de startups e líder de projetos que conectam estudantes a problemas reais, incentivando o desenvolvimento de soluções tecnológicas com impacto social.
Ao reunir especialistas, experiências de mercado e produções acadêmicas, o “Dia do Engenheiro de Software” reforça o compromisso do UNIFSA com uma formação atualizada, prática e conectada às transformações tecnológicas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DIA 15/5:
| HORÁRIO | ATIVIDADE | MINISTRANTE | LOCAL |
| 8h30 | Abertura – Boas-vindas e apresentação da programação | Profa. Ma. Amélia Acácia Coord. de Engenharia de Software UNIFSA Docentes de Engenharia de Software UNIFSA | Auditório Manuel Cipriano Lira – Sede |
| 8h45 | Roda de Conversa: “Segurança de Dados na Era da Inteligência Artificial: desafios, riscos e responsabilidades” | Prof. Me Raimundo Pereira da Cunha Neto Presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Timon Prof. Vinicio Rosal CEO da ReadyTI Moderador: Prof. Me. Alysson Ramirez (UNIFSA) | Auditório Manuel Cipriano Lira – Sede |
| 10h | Momento Web Experience: Projetos que Viraram Negócio | Alunos do 5º Perido – Apresentação de trabalhos no formato de Banner. Coordenação: Prof. Me. Anderson Costa | Hall da Sala de Conferência do predio Sede |
| 10h30 | Palestra: Oportunidades no Mercado de TI: inovação, startups e acesso a editais de fomento | Prof. Me Aislan Rafael Rodrigues de Sousa Coordenador da Mambee (Fábrica Escola de Software do IFPI Campus Picos) | Auditório Manuel Cipriano Lira – Sede |
| 11h40 | Encerramento: Consideraçõesfinais e agradecimentos | Profa. Ma. Amélia Acácia Coord. de Engenharia de Software UNIFSA Docentes de Engenharia de Software UNIFSA | Auditório Manuel Cipriano Lira – Sede |
