Novos editais do NIP, e eventos como o 2° CBCS e a 19ª SEC, são lançados durante o Encontro Pedagógico 2021.1

Compartilhe!

Na noite do segundo dia do XXVII Encontro Pedagógico, a Pró-Reitora de Ensino, Profª Ma. Antonieta Lira e Silva, fez o lançamento oficial do 2º Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade (CBCS), evento bianual que será realizado, este ano, de 4 a 7 de outubro. A primeira edição ocorreu em 2019.

A Semana Científica do Centro Universitário Santo Agostinho (SEC), evento científico consolidado no calendário institucional, teve sua 19ª edição confirmada. E conforme a organização será realizada em caráter extraordinário na segunda quinzena de agosto de 2021 em período a ser definido.

https://youtu.be/9DZwTg7XXVg
Vídeo do CBCS 2019 e lançamento do 2° CBCS

Como presidente da Comissão Organizadora do II CBCS, a Pró-Reitora de Ensino, Antonieta Lira e Silva, disse que o Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade será ainda mais amplo e arrojado. “Em 2019, a equipe organizadora se esforçou para trazer convidados com grande reconhecimento para debater temas relevantes para o campo acadêmico e social e, este ano, não será diferente. Aliás, vamos aprimorar mais ainda”, disse.

O engajamento do UNIFSA em ações que valorizem o conhecimento, segundo ela, é importante, uma vez que através do conhecimento podemos fazer a diferença. “O mundo é dinâmico, a educação superior está em constante transformação e precisamos estar abertos para o novo e para o conhecimento. A Ciência depende de nós”, exortou.

Prof.Dr Alisson Dias Gomes, Profa Me. Antonieta Lira e Silva, e o Prof. Me. Edjofre Coelho.

O prof. Dr. Alisson Dias Gomes, coordenador do Núcleo de Iniciação à Pesquisa (NIP) e um dos responsáveis pelo Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade acrescentou mais alguns detalhes do evento que, este ano, estabeleceu como tema geral Conhecimento e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. “A nossa ideia é trabalhar ainda mais a importância e o valor da Ciência para a sociedade. E, consequentemente, a própria autoestima do pesquisador, em especial dos nordestinos. Para isso, o evento cumpre uma série de requisitos que são cobrados para ter amplitude nacional”, enfatizou o coordenador do CBCS.
Ele explica que embora o evento traga a palavra “Ciência” no singular, são focadas as diversas Ciências que contribuem para a produção do conhecimento científico. “Isso é fundamental, especialmente no momento em que vivemos. Diante de uma tentativa de descarte do valor científico e do negacionismo, totalmente descabido e desproporcional, faz-se necessário reafirmar o valor da Ciência todos os dias para o desenvolvimento humano”, pontuou.

Alisson Dias Gomes diz que o 2° CBCS traz características diferentes da edição de 2019. “A nossa ideia é trabalhar o CBCS desde fevereiro, trazendo pesquisadores de vários níveis para debater Ciência, bem como também ampliar espaços de difusão de resultados de pesquisa por meio da publicação de trabalhos e o lançamento de livros”, disse.

O coordenador disse que serão lançados editais tanto para composição dos grupos temáticos como também dos membros do Comitê Científico e de alunos monitores, que contribuirão com a organização do evento. “A organização do CBCS está muito aberta para receber contribuições”, disse.

A Pró-Reitora de Ensino Antonieta Lira e Silva ressaltou que devido aos avanços da cultura digital na instituição, o CBCS 2021 será híbrido, com parte das palestras presenciais no auditório do Anexo II do UNIFSA assim como também a participação remota de palestrantes convidados e pesquisadores que não poderão se deslocar até a cidade.

Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, coordenador do NIP – Núcleo de Iniciação à Pesquisa

O coordenador do NIP também fez o lançamento do Edital PIBIC/PIVIC 2021, depois de uma breve interrupção dos programas de pesquisa devido à pandemia. Alisson Dias Gomes ressalta que além de fazer parte do tripé fundamental da instituição de ensino superior, ao lado do Ensino e da Extensão, a Pesquisa é parte da missão institucional e se caracteriza como uma ação estratégica de demarcação de espaço no âmbito da Educação.

Nesse momento, estimular a pesquisa é lutar pela vida. “Devido ao bombardeio pelo qual a Ciência passa, nós, do UNIFSA, reforçamos a importância dela e da Pesquisa. Além disso, é uma atividade estratégica ligada diretamente ao desenvolvimento institucional. O NIP foi criado há 10 anos e, desde então, temos egressos que já entraram em programas de Mestrado e Doutorado país afora e no exterior, o que mostra como essa semente tem gerado bons resultados. Assim, ousamos dizer que a cultura de pesquisa está consolidada no UNIFSA”, disse.

No UNIFSA, o NIP realiza o processo de sistematização das práticas de iniciação à pesquisa, especialmente, por meio de dois programas: o PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e o PIVIC – Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica.

Nos últimos anos, o NIP também contribui com eventos de valorização e de estímulo ao pesquisador, junto com outros setores envolvidos com a pesquisa, como a Pós-Graduação, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). “É importante dizer que o NIP trabalha junto com esses setores para alavancar ainda mais a pesquisa”.

Este ano, o edital traz como tema “A Ciência Depende de Você” e contemplará 30 projetos, sendo 20 na modalidade PIBIC e 10 projetos na modalidade PIVIC. Devido à pandemia de Covid-19, o processo da seleção será todo mediado pela tecnologia. “O processo de inscrição será completamente eletrônico, o que exigirá atenção máxima dos docentes proponentes, tendo em vista que a ausência de documentos ou o envio equivocado pode resultar no indeferimento da candidatura. De todo modo, a equipe NIP está disponível para auxiliar bastante. Para isso, pedimos planejamento e antecedência.”, explicou.

SAIBA MAIS

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui