De 04 a 07 de outubro, ocorrerá o I Congresso Internacional Ciência e Sociedade, que trará mais de trinta atividades, como palestras, Grupos Temáticos, rodas de conversa, minicursos e muito mais! Na noite do dia 05, às 18h30, a palestra “Segurança alimentar no Brasil e no mundo: os desafios da conexão entre a produção agrícola transparente e a sustentabilidade” será apresentada no Auditório Manoel Cipriano Lira, Sede do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).
A primeira convidada a discutir a temática é a especialista Patrícia Vasconcelos, que é graduada em Agronomia e especialista em educação do campo. Desde 2013, ela é Coordenadora do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Centro de Educação Ambiental e Assessora Técnica no Consórcio de Desenvolvimento do Território dos COCAIS-PI – CITCOCAIS. Atualmente, ela é a Secretaria Nacional da Agricultura Familiar e Agroecologia, entidade vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Vale ressaltar que Vasconcelos é a primeira mulher a comandar a secretaria, e pela primeira vez o Piauí tem uma representante neste posto. De acordo com a secretária, a Agricultura Familiar é uma grande influenciadora na segurança alimentar do Brasil e do mundo.
A agricultura familiar produz a maior parte dos alimentos básicos que vão para a mesa da população brasileira. Então, há uma grande repercussão na produção de alimentos saudáveis. Fortalecer a agricultura colabora com a segurança alimentar e nutricional. A agricultura familiar responde por aproximadamente 70% da mão-de-obra do campo, ou seja, fortalecer a agricultura familiar também contribui para a manutenção da população no campo, evitando o inchaço desordenado do meio urbano.
Esp. Patrícia Vasconcelos, Secretária Nacional da Agricultura Familiar e Agroecologia, em entrevista ao site “Brasil de Fato”
Outra participante desta discursão é a doutora Norma Sueli Alberto. Ela é nutricionista, mestre em Ciências e Saúde e Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar. Possui experiência na área de gestão em saúde, segurança alimentar e nutricional e saúde pública. Dra. Norma Sueli é também docente e orientadora de pesquisa em nutrição social, e em instituições de Ensino Superior. Além disso, ela integra a Rede Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.