Gestão energética em habitações populares é tratada em minicurso do 2° CBCS

24 jun


Na programação do 2° Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, no dia 6 de outubro, das 19h às 22h, os professores mestres Jaciara Carvalho de Sousa Oliveira e Danilo Teixeira Mascarenhas de Andrade conduzirão o minicurso “Gestão energética em habitações populares: uma análise do consumo energético necessário para as fases de fabricação de insumos, execução da obra e vida útil da edificação em uso”. 

O tema, bastante amplo, atual e relevante, visa debater sobre o uso eficiente da energia nas edificações, com enfoque nas habitações populares, considerando, todas as etapas construtivas. Os professores explicam que, em geral, o consumidor tende a associar a eficiência energética à substituição de equipamentos e ao uso consciente de energia elétrica e de recursos hídricos. No entanto, a ideia de eficiência energética vai além da economia no consumo, edificações bem projetadas e o conforto são fundamentais para que essa eficiência exista.

Sendo assim, o minicurso foi pensado para abordar a boa gestão energética do ponto de vista de planejamento, pensando nos materiais utilizados, na execução e nos equipamentos a ela conectados. Tudo isso, além de reduzir o consumo de energia, traz mais conforto e saúde para os moradores. 

A professora mestra Jaciara Oliveira acrescenta que devido à pandemia do novo coronavírus, as restrições de circulação fizeram com que milhares de pessoas, no Brasil e no mundo, ficassem mais circunscritos ao espaço de suas residências, o que evidenciou a importância de uma habitação bem estruturada, confortável e também econômica.

Conforme os organizadores, os participantes inscritos no minicurso devem esperar por uma explanação sobre estratégias mais amplas de execução eficiente das habitações, quantificação de energia gasta na produção dos principais insumos, na execução dos principais serviços e na manutenção da edificação na fase de uso, bem como ações de eficiência energética, como formas de poupar energia.

Na oportunidade, os conteúdos serão apresentados de forma dialogada e expositiva, com a análise conjunta de estudos de casos sobre gestão energética e avaliação para verificação da aprendizagem.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui