O calendário do FIES 2025/2 já foi divulgado! Os candidatos têm entre os dias 14 e 18 de julho para garantir sua inscrição no Financiamento Estudantil e concorrer a uma vaga em um curso de graduação no UNIFSA.
Clique aqui e confira a lista de documentos de inscrição.
Não perca os prazos e garanta sua vaga!
O Fies Social garante 50% das vagas para estudantes com renda de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico, podendo oferecer financiamento de até 100% do valor do curso.
Acompanhe o resultado e as próximas etapas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior:
🔗 https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login.
CRONOGRAMA 2025.2
-
- 14 a 18/7: Inscrição
- 29/7: Resultado da pré-seleção chamada única
- 30/7 a 1/8: Complementação da inscrição
- 5/8 a 19/9: Convocação da lista de espera
Inscrição
Acesse o portal Acesso Único, faça login com sua conta Gov.br e preencha os dados pessoais. Depois, faça a autodeclaração étnico-racial (se for o caso), informe sua escolaridade e confirme os dados.
Escolha até três cursos, selecionando estado, município, instituição e curso. Em seguida, preencha as informações financeiras e revise tudo antes de finalizar.
Clique aqui e confira a lista de documentos de inscrição.
Classificação
A seleção seguirá a ordem decrescente das notas do Enem, considerando tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
Lista de Espera
Quem não for pré-selecionado entra automaticamente na lista de espera, válida de 5/8 a 19/9, para ocupar vagas remanescentes.
Dúvidas frequentes
Poderá se inscrever nos processos seletivos do Fies o candidato que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:
I – tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições, tenha obtido média aritmética das notas nas 5 (cinco) provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na prova de redação superior a 0 (zero), assim como não tenha participado no referido Exame como “treineiro”;
II – possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.
Compete exclusivamente ao candidato certificar–se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer a cada processo seletivo, observadas as vedações previstas em Edital do processo seletivo vigente.
Poderá se inscrever as vagas reservadas ao Fies Social nos processos seletivos do Fies o candidato que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:
I – ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições, tenha obtido média aritmética das notas nas 5 (cinco) provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na prova de redação superior a 0 (zero), assim como não tenha participado no referido Exame como “treineiro”;
II – estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.
O candidato que atender as condições indicadas no inciso I e II, caso seja pré-selecionado no processo seletivo, poderá ser concedido até 100% do encargo educacional cobrado pela instituição de ensino superior – IES no curso a ser financiado, desde não ultrapasse os valores definidos pelo Comitê Gestor do Fies.
As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente pela internet, por meio do sistema de Seleção do Fies – FiesSeleção, no endereço eletrônico https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/.
Acessando o endereço eletrônico acima, o candidato deverá fazer uso de uma conta GOV.BR do governo federal para entrar no sistema de inscrição do Fies. Caso seja o primeiro acesso nessa plataforma de acesso digital, o candidato deverá realizar cadastro para criação de uma conta GOV.BR.
Após concluído o cadastro numa conta GOV.BR, o candidato será reencaminhado ao FiesSeleção para autenticação no sistema e seguir com o preenchimento das informações solicitadas para realização da inscrição.
Para efetuar a inscrição no processo seletivo do Fies, o candidato deverá obrigatoriamente informar:
I – correio eletrônico (e-mail) pessoal válido;
II – os nomes dos membros do seu grupo familiar, o número de registro no CPF dos membros do seu grupo familiar com idade igual ou superior a 14 (quatorze) anos, as respectivas datas de nascimento consoante constam do Cadastro de Pessoa Física e, caso possuam, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar;
III – demais exigências solicitadas no âmbito do FiesSeleção.
Acesse https://acesso.gov.br, digite o número CPF no campo indicado da tela inicial e clique no botão Avançar, seguindo os procedimentos solicitados.
O cálculo da renda familiar mensal bruta per capita é feito com base na soma da renda bruta de todos os membros do grupo familiar, dividida pelo número total de pessoas pertencentes ao referido grupo familiar.