Egressos do curso de Farmácia UNIFSA são aprovados na seleção de Mestrado da UFPI

Compartilhe!

Os alunos egressos do curso de Farmácia do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA, Bruno de Sousa Barbosa, Lissandra de Sousa Rocha Barros e Viviane Leal Veloso, foram aprovados na seleção do Mestrado Acadêmico em Farmacologia da UFPI. Os ex-alunos estão nesse seleto grupo que irão cursar uma pós-graduação Stricto Sensu no biênio 2022/1 -2023/2.

Os recém mestrandos além de serem ex-estudantes do UNIFSA, participaram também do curso de extensão “Estudos avançados para o ingresso no Mestrado na área de Farmacologia”, o qual teve como objetivo a produção e socialização de conhecimentos nas áreas de Farmacologia, proporcionando análise científica dos problemas destas áreas no âmbito dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado.

Além disso, foi oferecido total suporte teórico, por meio de estudo de artigos e guidelines, capacitando ainda mais os alunos do curso de Farmácia para a pesquisa. Como também, revisão de conteúdos referentes ao mestrado, estudando os mecanismos dos fármacos, seus efeitos e suas aplicações na prática.

É algo que nos deixa bastante alegres, porque são alunos, que ainda na graduação, já eram excelentes: bem participativos e com muito interesse pela pesquisa. Nos estudos avançados para a realização da prova do mestrado eles tiveram um bom desempenho e a gente fica muito feliz. Com o resultado desses meninos com o destaque deles aí a nível de pesquisa, a nível de Mestrado. Então é muito gratificante!

Dr. Joubert Aires de Sousa, coordenador do curso de extensão

Nascida em Picos, a 314 km de distância de Teresina, Lissandra Barros, conta que a vontade de fazer um Mestrado em Farmacologia veio quando começou a cursar as disciplinas: Farmacologia I, Farmacologia II e Farmacologia Clínica. As quais carregavam assuntos que a faziam amar sentar em uma mesa para estudá-las. Eram assuntos que fluíam em sua mente com facilidade.

A farmacêutica relata que o professor Dr. Joubert, dentre todos, facilitou a forma dele lecionar sempre a encantou. Logo em seguida se inscreveu para a FSA Júnior e foi aprovada. Assistiu a várias aulas do professor Tonny Kerley e com elas pode aprender muito a respeito de metodologia científica. Assim iniciou sua vida na pesquisa.


Há dois anos comecei a frequentar o Laboratório de Estudo do Controle Reflexo da Pressão Arterial e Ventilação Pulmonar (LEPAVE) da UFPI, e então o meu interesse cresceu mais ainda. O curso de extensão foi de extrema importância, com a preparação para a prova escrita e para a entrevista que veio em seguida, pois o professor Joubert com toda sua experiência soube abordar tudo que enfrentaríamos na seleção de forma essencial.

Lissandra de Sousa Rocha Barros, Farmacêutica e mestranda em Farmacologia na UFPI

A também picoense, Viviane Veloso, comentou que a vontade pelo campo da pesquisa se iniciou através do incentivo do professor Bismark Azevedo, depois disso, teve grande inspirações do professor Charllyton Costa e Joubert Sousa.

Tentei o PIBIC porém a primeira vez não deu certo, a segunda veio a pandemia e não deu para concluir. Porém sempre trabalhei com pesquisa in silico com o auxílio do professor Charllyton. O curso de extensão abriu e me deu uma luz, me ajudando em relação a prova escrita. No final, graças a Deus, deu certo. Minha família é meu suporte, sempre me motivando e apoiando.

Viviane Leal Veloso, Farmacêutica e mestranda em Farmacologia na UFPI

De Teresina, Bruno Barbosa, diz que escolheu o curso de Farmácia por causa da mãe, que também trabalha na área. Por influência dela e do professor Joubert, se interessou mais pela área da saúde. Sua curiosidade para entender as coisas o fez abrir os olhos para fazer o mestrado logo no final do curso. Viu que no mestrado poderia aprofundar mais ainda nos conceitos e mecanismos farmacêuticos que tinha interesse e pensa em estender essa jornada para um pós-doutorado.

Fiz o curso de extensão o para o mestrado com o professor Joubert e foi excelente. Estudei bastante para prova objetiva, o curso preparatório ajudou muito e realizei as entrevistas. Fiquei um pouco nervoso, mas tirei uma nota boa na entrevista, fizeram a análise curricular e a aprovação veio. Nessa caminhada eu fiz muita amizade com o pessoal que ia fazer mestrado também. Fiz amizade com a Viviane que é uma das que passou no mestrado comigo, com o Claílson que é um egresso nosso do UNIFSA que também passou no mestrado no ano passado. Ele também deu muitas dicas, foi uma experiência muito boa. E isso é só o começo da minha jornada de pesquisador. Logo, logo penso em já fazer doutorado após o mestrado, um pós-doutorado, são muitos sonhos. Eu tenho muita vontade de continuar nessa área de pesquisa.

Bruno de Sousa Barbosa, Farmacêutico e mestrando em Farmacologia na UFPI

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui