Egresso de Farmácia do UNIFSA publica trabalho em revista científica Qualis B1

Compartilhe!

O egresso de Farmácia do Centro Universitário Santo Agostinho, Wanderley do Nascimento Júnior, publicou o artigo científico “Conhecimento e conscientização de farmacêuticos comunitários do estado do Piauí sobre interações alimento-medicamento” na Revista de Casos e Consultorias da UFRN (Qualis Unificado B1), no final de 2020. O trabalho, realizado em parceria com o Dr. Raimundo Nonato Cardoso Miranda Júnior, trata-se de um estudo transversal, com dados colhidos através da aplicação de um formulário anônimo autoadministrado, no período de outubro de 2019 a fevereiro de 2020, envolvendo 145 farmacêuticos atuantes em farmácias e drogarias comunitárias da cidade de Teresina.

Segundo o pesquisador e farmacêutico, Wanderley Júnior, a ideia da pesquisa partiu da constatação de que, nos últimos anos, a população tem se mostrado cada vez mais preocupada com a saúde e a longevidade, aumentando o consumo de alimentos ricos em compostos bioativos que interagem facilmente com a medicação. De acordo com a pesquisa, a conscientização dos farmacêuticos mostrou-se satisfatória, uma vez que a maioria afirmou ter conhecimento prévio sobre o tema, bem como acreditava na importância de possuir conhecimento sobre o tema e prestar orientação ao paciente.

No entanto, os resultados também apontaram a dificuldade dos profissionais em identificar o tempo adequado da ingestão de determinados medicamentos em relação às refeições. Esses achados corroboram com a necessidade de treinamentos e cursos educacionais para farmacêuticos sobre interações medicamentosas, sobretudo, associadas a alimentos e medicamentos. 

Wanderley Júnior afirma que todo o apoio e incentivo do UNIFSA para que os estudantes produzam pesquisas ainda na graduação foram importantes para o interesse em realizar pesquisas com temas que circundam o dia a dia profissional:

“Bom, foi no UNIFSA onde eu obtive todo o meu conhecimento e progresso no ramo científico, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com o NIP, bem como com o apoio e ensinamentos dos professores mestres e doutores da instituição. Resumindo, o grande incentivo ao desenvolvimento a pesquisa do UNIFSA foi uma forma de alicerce para mim.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui