Egressas da Engenharia Civil do UNIFSA são aprovadas no Mestrado da UFPI

Compartilhe!

Amanda Fernandes Pereira da Silva e Crisnam Kariny da Silva Veloso, egressas do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Santo Agostinho, foram aprovadas no Mestrado em Engenharia Civil na Universidade Federal do Piauí. A aprovação foi o coroamento de trajetórias acadêmicas voltadas para a pesquisa científica, desenvolvidas durante o curso.

Amanda Fernandes relata que o seu primeiro contato com a pesquisa científica foi durante a jornada acadêmica no Centro Universitário Santo Agostinho, mas durante todo a graduação, foi bastante participativa. “Tive a oportunidade de ser monitora de disciplinas, monitora nos congressos científicos da instituição, onde recebi o convite para ser presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Civil, o CAECUNIFSA. Busquei participar de cursos de extensão e publicar muitos artigos em congressos de níveis nacional e internacional, orientada pelos professores mestres Danilo Teixeira Mascarenhas de Andrade e Diego Silva Ferreira, tendo auxílio de todo o corpo docente da instituição”, relata. Nessa trajetória, a egressa obteve premiações: 2º lugar do artigo “Avaliação do Desempenho em Argamassas com aditivo plastificante”, no V Encontro Regional dos Estudantes de Engenharia Civil do Norte e Nordeste, e o Melhor Trabalho do GT 24 (Patologia das Construções), do Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, em 2019, com a pesquisa “Análise de Manifestações Patológicas em Residências Unifamiliares do Bairro São Pedro – Teresina-PI”. “Alcancei mais de 10 publicações científicas na graduação, tanto em congressos e revistas e, também, em capítulos de livro. Tudo foi possível com a estrutura, professores qualificados e incentivadores que contribuíram na minha formação profissional e foram fonte de inspiração na minha qualificação para o mestrado. Foi exatamente tudo isso que me fez receber a tão almejada aprovação. Um muito obrigada, UNIFSA e professores”, agradeceu.

Amanda Fernandes Pereira da Silva

Outra aprovada é Crisnam Kariny da Silva Veloso, que foi aprovada no mestrado com uma pesquisa voltada a Materiais conjugados e poliméricos, tendo como linha principal os Polímeros, Compósitos e Blendas Poliméricas.
Crisnam também ressalta a importância da participação em atividades de pesquisa. Ela participou do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no UNIFSA durante o biênio 2019/2020. “Mas, ao longo de toda minha jornada acadêmica estive envolvida com projetos de pesquisa. Tenho artigos publicados, pesquisas apresentadas em congressos e participação em projetos de extensão”, disse. Segundo ela, este interesse pela área está intimamente ligado ao incentivo e orientação que recebeu dos professores e do UNIFSA. “Foi por meio de professores qualificados e uma instituição preocupada em disseminar o conhecimento científico que o interesse surgiu e que pude abraçar a oportunidade. Vocês, professores, também fazem parte dessa conquista”, avaliou.

Crisnam Kariny da Silva Veloso

O coordenador do curso de Engenharia Civil, prof. Me. Ismeraldo Pereira de Oliveira, corrobora com a ideia de que o curso tem uma forte tradição na pesquisa, uma vez que o corpo docente, na graduação, é composto por professores pesquisadores com ampla aptidão para o desenvolvimento de pesquisas científicas, associado qualidade dos nossos laboratórios, montados com o que há de mais moderno em práticas experimentais. “Estamos confirmando em mais um semestre a aprovação de nossos egressos em curso de pós stricto sensu. Essa é mais uma opção de carreira dos nossos alunos, que se posicionam com destaque em qualquer segmento da construção civil”, comemora.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui