Egressa do curso de Jornalismo do UNIFSA é uma das finalistas do Prêmio Jabuti 2021

Compartilhe!

Diários de Emergência Covid 19, obra que reúne narrativas de 63 brasileiras e brasileiros de diversas regiões do Brasil e no exterior, é uma das cinco finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. A obra conta com a participação da profa. Dra. Maria das Graças Targino, egressa do curso de Jornalismo do UNIFSA, e da produtora cultural Hercilia Raquel Mendes, ambas residentes em Teresina. Os diários foram publicados no Jornal Literatura Comunica entre março de 2020 e março de 2021, com grande repercussão.
A produção dessa iniciativa foi inspirada na literatura de testemunho, de urgência de Lima Barreto, Anne Frank e Carolina de Jesus. “Escrever, compartilhar, ler esses diários criou uma comunidade afetiva em torno da experiência da Pandemia que agora recebe o selo finalista do Jabuti”, disseram as autoras.

Maria das Graças Targino é egressa do curso de Jorrnalismo no UNIFSA

Maria das Graças Targino é uma autora prestigiada tanto no âmbito da literatura como na academia. Professora e escritora paraibana, Graça Targino, como é conhecida, é Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutora pelo Instituto Interuniversitário de Iberoamérica da Universidad de Salamanca (Espanha). Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios acadêmicos, como o Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Comunicação, em 2004, e o Prêmio Informação para Todos (Information for All Programme), promovido pela Unesco. Em 2020, foi uma das cinco cientistas brasileiras a ter seu nome incluído no Open Box da Ciência 2020, por seu protagonismo nas áreas das Ciências Sociais Aplicadas/Ciência de Informação.
Na Literatura, Graça Targino publicou, entre outras obras, os livros “Amar, viver e escrever” (2019) e “Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos” (2014). Devido a sua contribuição para a literatura, Graça Targino foi eleita, por unanimidade, para uma cadeira na Academia Teresinense de Letras (ATL).

Hercilia Raquel Mendes atua em Teresina como produtora cultural e pesquisadora

A parceira dos escritos, Hercilia Raquel Mendes, é natural de Aracaju (SE), e reside em Teresina desde 2008, onde iniciou sua atuação com produção cultural, em 2014. Na cidade, ela atua como produtora, pesquisadora e articuladora culturais, em projetos diversos, em sua maioria nas áreas de Audiovisual – especialmente nas funções de assistência de produção e produção executiva – e Artes Visuais.

“Agradeço ao projeto Literatura Comunica, pelo espaço de escritas!
Foi importante expressar um pouco o turbilhão de sentimentos de algo que era tão novo e assustador, e que achávamos que duraria até o início de 2021, bem como ler os outros ‘diários de emergência’. Parabéns à equipe e colaboradoras/es pela indicação ao prêmio!”
HERCILIA RAQUEL MENDES – autora

Confira a lista completa dos finalistas do Prêmio Jabuti no site

Prêmio Jabuti 2021 mostra a cara no Piauí!

Por Hercilia Raquel Mendes | Maria das Graças Targino

Maio de 2020. Daqui do Estado do Piauí envio de dois textos para o Projeto Nacional Literatura Comunica, jornal literário, semestral e temático, instituído em 2019. Face à repercussão internacional da expansão da Covid-19 via coronavírus, o assunto, ano 2020, privilegiou o tema “Diários de Emergência Covid-19”, sob a edição de Miriane Peregrino, doutora em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
No texto da produtora cultural Hercilia Raquel Mendes, uma jovem de 30 anos, à época, parecia buscar “controlar” minimamente a situação por meio de um texto-diário, ao aceitar o descompasso e mudanças ocasionadas pela pandemia mundial; outro, “Mulher-Solidão-Pandemia” de uma também jovem jornalista, e docente e escritora, no alto de seus 73 anos, expunha o acirramento da solidão, algo que já lhe era bastante próximo, embora não de forma tão impositiva. Ambas amparadas pela escrita.
Um ano transcorreu. Ainda estamos na pandemia da Covid-19. O que chegaria até 2020 extrapolou o 2021 e ameaça veladamente mostrar a cara “faceira” e atroz em 2022. Quanta coisa aconteceu! Quantas vidas ceifadas! A “Senhora Morte” andando para cima para baixo, com um sorriso medonho de zombaria, num ritmo frenético, assustador e impactante.
Novembro de 2021. Acabamos de receber a notícia de que a publicação organizada por M. Peregrino, nos quais constam os textos das piauienses “de coração e de paixão” está entre os 5 finalistas do renomado Prêmio Jabuti 2021, na categoria “Fomento à leitura”, no eixo Inovação, cujo resultado final sairá em 25 de novembro.
Alegria por colocar o Piauí no mapa do Prêmio Jabuti 2021! Não é necessário vencer. Constar como finalista já é per se uma conquista, que não enaltece as autoras, mas serve de estímulo para os que têm na leitura e na escrita o sonho maior de mudar o mundo e as pessoas! São relatos históricos, poéticos e a categorização que você queira atribuir. Ao total, narrativas de 63 brasileiros e brasileiras das diversas regiões do Brasil ou cidadãos brasileiros residentes no exterior. Para quem se interessar, acesso na página eletrônica https://literaturacomunica.com.br/jornal-lc. Agradecemos a iniciativa de TODA a equipe e de todos os colaboradores!

Para mais informações:

Facebook: https://www.facebook.com/literaturacomunica/photos/a.2644999682395029/3088938314667828/  Instagram: https://www.instagram.com/p/CWEsWvTpvMr/ 
Twitter: @literaturacomun

Lembramos que todos os números dos diários estão disponíveis no link da bio @literaturacomunica
Jornal: https://literaturacomunica.com.br/jornal-lc/

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui