Docente de Educação Física UNIFSA defende tese sobre a importância dos exercícios físicos na idade biológica

Compartilhe!

A Professora Dra. Márcia Cristiane Araújo, do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Santo Agostinho, foi aprovada na sua defesa de tese de Doutorado em "Aspectos Biológicos Relacionados à Atividade Física e Saúde", na Universidade Católica de Brasília/UCB. Sua pesquisa é o primeiro estudo no mundo a relacionar atividade física e diminuição da idade biológica.

A Professora Dra. Márcia Cristiane Araújo, do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Santo Agostinho, foi aprovada na sua defesa de tese de Doutorado em “Aspectos Biológicos Relacionados à Atividade Física e Saúde”, na Universidade Católica de Brasília/UCB. Sua pesquisa é o primeiro estudo no mundo a relacionar atividade física e diminuição da idade biológica.

Segundo a docente, que faz parte da equipe UNIFSA há 12 anos, o objetivo da pesquisa, intitulada Associação Entre Razão Adiponectina/Leptina, Sirtuína 1, Índices De Adiposidade e o Comprimento Dos Telômerose em Atletas Master, era investigar os parâmetros de disfunção do tecido adiposo associado ao envelhecimento biológico, ou seja, o desejo era analisar se o treinamento físico causa efeito positivo na idade biológica.

Nós descobrimos que sim! O treinamento físico faz com que você diminua o percentual de gordura e todos os índices de adiposidade e faz com que você aumente o tamanho dos telômeros e a quantidade de Sirtuína 1, que são parâmetros de idade biológica e faz com que você melhore os marcadores de disfunção do tecido adiposo, melhorando a sua saúde metabólica.

Profa. Dra. Márcia Cristiane Araújo, docente de Educação Física UNIFSA

Para desenvolver o trabalho, Márcia comparou atletas Master (indivíduos de meia-idade, acima de quarenta anos, que se exercitam regularmente), com pessoas de mesma faixa etária, porém sedentárias, e também com indivíduos mais jovens (acima de 20 anos). A descoberta foi de que esses atletas Masters possuem a mesma idade biológica dos jovens com idade acima de 20 anos.

Esse é o primeiro estudo do mundo sobre o assunto. A gente vai publicar os artigos agora nas revistas internacionais, e vai ser bem interessante porque vai trazer uma séria de insights para a área da Educação Física, da biologia molecular, pois já tínhamos ideia de que o exercício é capaz de melhorar a saúde biológica, mas não sabíamos que esses exercícios poderiam diminuir a idade biológica.

Profa. Dra. Márcia Cristiane Araújo, docente de Educação Física UNIFSA

O UNIFSA parabeniza a professora Márcia Cristiane pela aprovação e deseja sucesso em sua carreira!

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui