Educação Física – Bacharelado



PERFIL DO CURSO

A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas. (Art. 3º Resolução CNE/CES n° 7 de 31 de março de 2004).

O Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA, foi autorizado pelo Decreto nº 5.773, publicado no Diário Oficial do dia 15 de setembro de 2009, e iniciou sua primeira turma em fevereiro de 2010. O Curso tem duração de 04 anos (08 períodos letivos) e  oferece 50 vagas semestralmente, para o turno da tarde. A matriz curricular além de  atender as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais, também focaliza as demandas inerentes ao mercado de trabalho atual, principalmente, no que se refere a inserção do educador Físico nas políticas de Saúde Pública.

A profissão de Educação Física é regulamentada pela Lei 9696 de 1º de Setembro de 1998, que, além de regulamentar a profissão, define as atribuições do Profissional de Educação Física e cria os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

O Bacharel em Educação Física  estará habilitado para todos os segmentos do mercado de trabalho no campo das atividades físicas e esportivas, exceto no Magistério da Educação Física no Ensino da Educação Básica (Resolução CNE/CES 7/2004).

De acordo com a Diretrizes Curriculares nacionais  o  Bacharel deverá estar qualificado para fazer uma análise crítica da realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, de modo que possa contribuir para que a população  compreenda a importância da adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

MERCADO DE TRABALHO

A profissão de Educador Físico encontra-se em crescente ascensão. O aumento do número de vagas está relacionado principalmente à conscientização da importância da atividade física para garantir uma vida mais saudável. Nas academias de ginástica, além do aumento da demanda do público em geral, tem aumentado a procura por um novo grupo, os idosos, que buscam condicionamento físico e qualidade de vida. O trabalho como personal trainer está em alta, tanto em academias como em aulas particulares. Na saúde, o profissional integra equipes médicas em clínicas e hospitais, onde atua, por exemplo, na prevenção e na recuperação de pacientes cardíacos, controle da diabetes e da obesidade, principalmente com crianças e idosos. O mercado corporativo também absorve educadores nos segmentos de prevenção, qualidade de vida e ginástica laboral. Especializações em biomecânica, desenvolvimento humano e esportes estão em alta.

ONDE PODE ATUAR O BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA:

– Atuar como profissional especializado em clubes, academias de ginástica, musculação ou natação, centros de treinamento, físicos ou esportivos, ou empresas para melhorar as condições de saúde das pessoas.
– Atuar como personal trainer na realização de exercícios individuais ou em grupos, além de avaliação física; montagem e organização de atividades esportivas.
– Atuar em escolas esportivas, como treinador ou técnico;
– Orientar indivíduos e equipes nos processos de treinamento e competição nas modalidades esportivas competitivas olímpicas e não olímpicas.
– Prescrever e planejar atividades físicas para idosos, gestantes, adultos e crianças, obesos, cardiopatas e diabéticos.
– Planejar e executar atividades de Recreação e lazer, visando o entretenimento de hóspedes, associados e turistas em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios.
– Atuar no Terceiro Setor (entidades beneficientes / filantrópicas) no gerenciamento e desenvolvimento de projetos sociais de inclusão esportiva.
– Na área de Turismo ecológico, coordenar atividades ao ar livre, como montanhismo e exploração de cavernas.

INFRAESTRUTURA

  • O Curso de Educação Física do Centro Universitário Santo Agostinho dispõe dos seguintes ambientes/laboratórios, para o desenvolvimento das aulas teórico-práticas e para as atividades específicas vinculadas ao curso:
    Salas de aula;
  • Salas de Informática;
  • Biblioteca;
  • Sala da Coordenação do Curso;
  • Sala dos professores;
  • Auditório/Anfiteatro;
  • Instalações sanitárias;
  • Laboratório de Anatomia Humana;
  • Laboratório de Fisiologia Humana;
  • Laboratório de Avaliação Cineantropométrica/Medidas de Avaliação e Postural;
  • Laboratório de Comportamento Humano e Práticas Pedagógicas;
  • Laboratório de Fisiologia do Exercício e Biomecânica;

COORDENADOR

Prof. Me. Antônio Carlos Leal Cortez

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Especialista em Gestão da Atividade Física, Nutrição e Saúde, com Habilitação em Docência do Ensino Superior pelo Faculdade Ademar Rosado – FAR (2006). Mestre em Alimentos e Nutrição, na área de Nutrição e Saúde pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2012). Atualmente é professor e Coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA. Editor Júnior Científico da FIEP Bulletin, Editor da Northeast Brazilian Health Journal e revisor da Revista Cubana de Enfermería. Pesquisador do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIMH – UFRJ. Tem experiência na área de Educação Física, Atividade Física, Nutrição e Saúde, Qualidade de Vida, Nutrição Desportiva; Ergogenia, Anatomia Humana, Fisiologia Humana e Fisiologia do Exercício, Medidas e Avaliação Física, Metodologia Científica, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso.

CORPO DOCENTE

ADRIANA RIBEIRO DE OLIVEIRA NAPOLEAO DO REGO
Titulação: MESTRE
Formação: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ALESSANDRA CAMILLO DA SILVEIRA CASTELLO BRANCO
Titulação: DOUTOR
Formação: FARMÁCIA

ANTONIO CARLOS LEAL CORTEZ
Titulação: MESTRE
Formação: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ANTONIO FRANCISCO VERAS DE CARVALHO
Titulação: ESPECIALISTA
Formação: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

CARLOS EDUARDO GONCALVES LEAL
Titulação: MESTRE
Formação: PSICOLOGIA

DEBORA CRISTINA COUTO OLIVEIRA
Titulação: MESTRE
Formação: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FRANCELENA SARAIVA MARQUES
Titulação: MESTRE
Formação: LETRAS/ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

FRANCISCO HONEIDY CARVALHO AZEVEDO
Titulação: MESTRE
Formação: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

GILBERTO DE ARAUJO COSTA
Titulação: MESTRE
Formação: MATEMÁTICA

KACIO DOS SANTOS SILVA
Titulação: ESPECIALISTA
Formação: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

LEYLA REGIS DE MENESES SOUSA CARVALHO
Titulação: MESTRE
Formação: EDUCAÇÃO FÍSICA

LUIZA MARLY FREITAS DE CARVALHO
Titulação: MESTRE
Formação: NUTRIÇÃO

MARCIA CRISTIANE ARAUJO
Titulação: MESTRE
Formação: EDUCAÇÃO FÍSICA

MARIA DO AMPARO VELOSO MAGALHAES
Titulação: DOUTOR
Formação: ODONTOLOGIA

MARIA DO PERPETUO SOCORRO BATISTA TELES
Titulação: ESPECIALISTA
Formação: HISTÓRIA

MARIA DO SOCORRO MOURA COSTA
Titulação: MESTRE
Formação: CIÊNCIAS SOCIAIS

MAURO FERNANDO LIMA DA SILVA
Titulação: MESTRE
Formação: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MOZART BASTOS DE OLIVEIRA FILHO
Titulação: ESPECIALISTA
Formação: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA/CIÊNCIAS CONTÁBEIS

NELSON JORGE CARVALHO BATISTA
Titulação: DOUTOR
Formação: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ROBERT MAURICIO DE OLIVEIRA ARAUJO
Titulação: MESTRE
Formação: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

THIAGO GOMES DA SILVA
Titulação: MESTRE
Formação: FARMÁCIA

TIPO DE FORMAÇÃO

Duração: 8 semestres

Carga Horária Total: 3.254 horas

Horário do curso: Tarde 13h às 18h20

INVESTIMENTO

R$ 616,35

*Desconto de 5% até o vencimento: R$ 585,53

DESCONTO de 5% da 2ª a 6ª parcela do semestre para pagamentos até o vencimento. Na 1ª parcela do semestre, o pagamento é integral.
Obs: O UNIFSA se reserva no direito de não oferecer o curso, caso o número de matrículas seja inferior a 40 alunos.

Tem interesse no Curso?

ENTRE EM CONTATO

Você tem interesse no curso? Entre em contato conosco e tenha mais informações sobre o curso

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui