Dia do Engenheiro de Produção: veja tendências e egressos UNIFSA de sucesso

Compartilhe!

Poucos sabem o que faz um Engenheiro de Produção, mas a profissão e seu curso de graduação têm crescido muito nos últimos anos, e o Centro Universitário Santo Agostinho tem egressos que podem provar como é possível traçar uma carreira incrível na área em questão.

De acordo com o site Quero Bolsa, O Engenheiro de Produção se dedica à concepção, implementação e melhoria dos processos produtivos em uma empresa, envolvendo pessoas, materiais, informações, energia, equipamentos, competências e habilidades dentro de uma linha de produção. Ou seja, ele é responsável por otimizar o processo produtivo e garantir sua eficiência, de forma estratégica e mantendo baixos os custos de produção. Para isso, o profissional une conhecimentos técnicos com conhecimentos sobre Gestão de PessoasAdministração e Economia.

Pensando nisso, o dia do Engenheiro de Produção é comemorado em 17 de dezembro, e para homenageá-los, o UNIFSA separou alguns dos muitos ex-alunos que estão se destacando no mercado de trabalho de Engenharia de Produção. Confira:

  1. Evanielly Barbosa

Evanielly Barbosa quis seguir carreira na área de Engenharia da Produção desde o ensino médio, após ter contato direto com o exercício da função dentro de um estágio, e foi no UNIFSA que ela encontrou a melhor estrutura de curso ofertada em Teresina. Como uma boa estudante, a jovem buscou conhecer o curso e as disciplinas aplicadas, iniciando, assim, sua graduação em 2015.

Logo que eu decidi cursar engenharia de produção, fui atrás de ver as instituições que ofertavam esse curso em Teresina, então, eu pude ver que no UNIFSA que já haviam turmas formadas, já tinham profissionais, então isso me deu mais confiança em escolher a instituição, além disso eu tinha vários amigos de outras áreas, de outros cursos que estudava na instituição e me passaram boas referências de organização, de compromisso, então eu optei por pela pelo Centro Universitário Santo Agostinho.

Evanielly Barbosa, egressa UNIFSA

Durante a graduação, Evanielly desenvolveu um grande apreço pelas pesquisas, ao participar de projetos como o PIBIC, e hoje, a egressa, que também realiza palestras, faz mestrado na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Evanielly pretende exercer a profissão de docente de Engenharia Elétrica.

Estou na fase final do mestrado, e eu posso dizer que os objetivos e as expectativas que eu tinha antes de entrar na faculdade foram atendidas, porque o mestrado que estou realizando tem um foco em uma área da engenharia de produção, que é a pesquisa operacional, mais especificamente na área de decisão multicritério, que é uma área pouco conhecida em Teresina. Então eu pude conhecer mais sobre o assunto, me especializar nisso e trazer uma bagagem com mais conhecimento, novidades e conteúdos que vão complementar assim a grade do curso de engenharia de produção em si, pra que esse profissional consiga desenvolver atividades que vão ajudar muito as empresas em seus problemas. E eu pretendo atuar como docente do curso de engenharia de produção, então realizar o mestrado foi uma forma de me qualificar e me preparar pra exercer esse cargo no futuro. Eu espero contribuir para a formação de produção, e a construir esse mundo novo através do conhecimento e da ciências.

Evanielly Barbosa, egressa UNIFSA

2. Carlos André

Apaixonado por exatas, Carlos André sempre quis cursar uma Engenharia, mas não havia definido qual seria, até que encontrou a Engenharia de Produção, e através de pesquisas, viu que o UNIFSA era a melhor opção dentre tantas instituições, já que a Santo Agostinho é pioneira na implementação da graduação em Engenharia de Produção.

Ao ingressar no ensino superior em 2010, Carlos percebeu que o curso possuía foco em preparar profissionais para gerir organizações de produção, sendo habilitados para atuar em diversas áreas, o que o motivou a continuar trilhando carreira como engenheiro.

“O engenheiro de produção é vital pra qualquer empresa, de qualquer segmento. Porque o engenheiro de produção está capacitado para liderar equipes, gerenciar processos, tanto no financeiro de uma produção quanto no RH, na criação de novos itens, produtos, embalagens, precificação, etc. Então é muito importante que toda empresa, indústria de qualquer segmento e tamanho que seja, tenha um Engenheiro de Produção. O UNIFSA, diferente de outros estados, focou muito na engenharia voltada para gestão de uma indústria, e aí eu acho que a instituição acertou porque a engenharia de produção da minha época foi um curso muito abrangente. Lá, a gente estudou e praticou para realmente gerenciar uma empresa”.

Carlos André, egresso UNIFSA.

Atualmente, Carlos André possui sua própria marca de temperos naturais, a Nutri & Spices, primeira marca do Nordeste de Temperos 100% Puros, que já está sendo comercializada em diversos supermercados e estabelecimentos do Piauí e Maranhão. Para ele, o curso de Engenharia de Produção faz parte do seu dia a dia.

“A engenharia de produção foi muito importante pra mim, porque eu consigo enxergar o todo do meu negócio, eu consigo enxergar a gestão financeira, a gestão eh de processos, a produção, as vendas, o marketing, e principalmente estar sempre em busca de trazer soluções pro meu próprio negócio, sempre melhorando, seja no lucro, no lead time ou na produtividade. Então, a engenharia de produção me ajuda todos os dias, desde que eu comecei esse meu negócio”.

Carlos André, egresso UNIFSA.

3. Patrícia Assunção

Patrícia Assunção iniciou o curso de Engenharia da Produção em 2014, após buscar instituições que ofertavam a graduação e encontrar o que desejava na grade de disciplinas do UNIFSA. Segundo ela, que conquistou o primeiro estágio no segundo período, a área tem boa amplitude de atuação, possuindo uma grade de estudo multidisciplinar e dinâmica, além de ter objetivos claros como melhoria contínua e redução de custos pilares, que são fundamentais para o mercado de trabalho.

“A minha experiência na graduação foi extraordinária. Iniciei estágio no segundo semestre na área de Logística (subárea escolhida como carreira e que sigo amando até hoje). Posso afirmar que aproveitei muito o curso com coisas diárias que via no mercado de trabalho, dúvidas e diversas situações. Tive professores como mentores para me auxiliar”.

Patrícia Assunção , Egressa UNIFSA

A egressa trabalha com logística em grande escala em São Paulo, onde um dos requisitos da função é atuar como engenheira de produção. Para ela, o aprendizado adquirido nos estudos e nas empresas são fundamentais para a carreira em Engenharia de Produção, área que se destaca no mercado atual.

“Atualmente, o mercado conta com profissionais capazes de aprender e desaprender na mesma velocidade. Estamos passando por constantes atualizações com novas tecnologias, e o Engenheiro de Produção é capaz de se adaptar e manter sua essência para melhoria de modo geral. Vejo que o curso está em maior expansão, mais profissionais formados participando ativamente do Conselho de Engenheiro Nacional”.

Patrícia Assunção , Egressa UNIFSA

4. Julian Barbosa

Julian Barbosa, que trabalha com projetos de construção de usinas de geração de energia fotovoltaica, iniciou o curso de Engenharia da Produção no UNIFSA em 2009. O egresso escolheu cursar a área por ser multidisciplinar e oferecer um leque de atuação extenso, e para ele, o profissional é fundamental dentro de uma empresa de produções.

“O Engenheiro de Produção é capaz de garantir a eficiência e a produtividade em todo e qualquer processo produtivo de uma empresa além de estar em constante atualização dos processos e tecnologias através de projetos de inovação. Um profissional como esse é sempre bem demandado atualmente”.

Julian Barbosa, Egresso UNIFSA

Julian, que conheceu o UNIFSA através de amigos, conta que teve uma experiência enriquecedora dentro do curso de Engenharia da Produção, com desafios entre teoria e prática, o que o preparou para uma carreira de sucesso.

“O curso de Engenharia de Produção me ajudou com o perfil e habilidades que proporcionam uma visão geral do negócio, junto com ferramentas que auxiliam numa maior resolução dos problemas do dia a dia”.

Julian Barbosa, Egresso UNIFSA

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui