O penúltimo dia do 2º Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS), na sexta-feira (7), contará com uma programação inteiramente dedicada ao 2º Encontro de Publicação Científica, atividade remota que reúne pesquisadores e editores de todo o país para discutir as tendências e os desafios da comunicação científica contemporânea. Coordenado pela Profa. Dra. Ana Kelma Cunha Gallas, do Centro Universitário Santo Agostinho, o encontro reforça o compromisso institucional com a difusão do conhecimento e o incentivo à pesquisa de qualidade.

A manhã começa às 8h com o painel “Desafios éticos na pesquisa”, conduzido por Dra. Hilris Rocha e Silva (Coordenadora do CEP/UFPI) e Dra. Caroline Mendes Benigna Sales Armstrong (Presidente do CEP do Hospital São Marcos – PI). A mediação será da Profa. Dra. Liana Dantas da Costa e Silva Barbosa, representante do Comitê de Ética em Pesquisa do UNIFSA (CEP/UNIFSA). Após a fala das convidadas, haverá um espaço interativo para perguntas dos participantes.

Na sequência, o Dr. Gildenir Carolino Santos (Universidade Estadual de Campinas) ministra a conferência “Indexação e impacto científico: como ampliar visibilidade e relevância das publicações”, com moderação da Profa. Dra. Willyane de Andrade Alvarenga (UNIFSA). O tema destaca estratégias para fortalecer a presença de periódicos e artigos acadêmicos em bases internacionais, ampliando o alcance da produção científica brasileira.

Encerrando a manhã, às 11h, acontece a mesa “Editoras universitárias: gestão editorial, inovação e sustentabilidade”, com Profa. Dra. Olívia Cristina Perez (EDUFPI/UFPI) e Prof. Dr. Marcelo de Sousa Neto (EdUESPI/UESPI), sob moderação da Profa. Dra. Ana Kelma Cunha Gallas. A discussão abordará o papel das editoras acadêmicas como pilares na consolidação de políticas editoriais inovadoras e sustentáveis.

No turno da tarde, os debates retomam às 14h30 com a palestra “Tendências e inovações em periódicos científicos: desafios operacionais e estratégias”, apresentada pelo Prof. Dr. Adriano de Carvalho Paranaiba (Instituto Mises Brasil), e mediada pelo Prof. Dr. Tonny Kerley de Alencar Rodrigues, editor da Revista FSA (UNIFSA). A conversa abordará as transformações recentes no campo editorial e os caminhos para tornar os periódicos mais atrativos, dinâmicos e eficientes.

Encerrando o evento, às 16h, o Dr. Milton Shintaku (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT) ministra a conferência “Tecnologias emergentes na comunicação científica: interoperabilidade, padrões e inovação na gestão da informação”, com moderação da Profa. Ma. Amélia Acácia de Miranda Batista (UNIFSA). O painel discutirá o impacto das novas tecnologias na forma de produzir, gerenciar e disseminar o conhecimento científico.
O evento se estende até o dia 8 de outubro, com muito mais paineis, debates, momentos culturais e apresentação de trabalhos.
