Confira tudo o que vai acontecer no 3° dia do 2° CICS

Compartilhe!

Nesta quinta-feira (6), o 2º Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS) segue com uma programação repleta de diálogos entre ciência, tecnologia, saúde, humanidades e políticas públicas. O terceiro dia do evento no Centro Universitário Santo Agostinho reforça o compromisso da instituição com a produção de conhecimento que transforma realidades e conecta saberes.

Manhã

A manhã começa às 8h30, com dois painéis simultâneos. No Auditório Clóvis Melo (Anexo 2), o tema “Muito além do procedimento: a força da equipe multiprofissional e o desenvolvimento humano na reabilitação da pessoa com estomias de eliminação” abre os trabalhos, reunindo Profa. Dra. Sandra Marina Gonçalves Bezerra (UESPI), Dra. Camila Gomes (Hospital Getúlio Vargas) e Profa. Dra. Márcia Regina Costa (Afya-Unigranrio, em participação remota). A moderação é da Profa. Dra. Bianca Anne Mendes de Brito, do UNIFSA.


Ao mesmo tempo, na Sala de Conferência, ocorre a mesa “Sem Ctrl+Z: emprego, empreendedorismo, carreira e os novos desafios das engenharias em tempos de inteligência artificial”, com os engenheiros Filipe Machado e Samuel Ribeiro, sob moderação do Prof. Me. Ismeraldo Pereira de Oliveira (UNIFSA).

A partir das 10h30, três novas mesas movimentam os debates da manhã. Na Sala de Conferência, o painel “Engenharia que cria: o empreendedorismo como caminho profissional” contará com Eng. Angelo Santos (MAQS Consultoria) e Eng. Hércules Lima de Medeiros (Confea/Crea-PI), mediado pela Profa. Dra. Eldelita Águida Porfírio Franco (UNIFSA).


No Auditório Clóvis Melo, o tema “Desenvolvimento com inteligência: da inovação tecnológica à ação social” trará contribuições da Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell (UFRJ), do Prof. Dr. Juan José Tirado (Conselho de Enfermagem da Comunidade de Valência, Espanha, em participação remota), e do Dr. Samuel Soares (Conselho Regional de Enfermagem do Piauí), com mediação da Profa. Ma. Karla Joelma Bezerra Cunha (UNIFSA).


Já na Sede do UNIFSA, o Auditório Manoel Cipriano Lira recebe o debate “Inteligência artificial e sociedade: impactos, ética e inclusão”, com Profa. Dra. Maria Goreti Carvalho Marreiros (Instituto Politécnico do Porto, Portugal) e Prof. Me. Ricardo Gomes de Queiroz (HU-UFPI), sob moderação da Profa. Ma. Amélia Acácia de Miranda Batista (UNIFSA).

Tarde

A tarde tem início às 14h com uma pausa cultural: o Sarau “Tecendo Vínculos com a Vida”, promovido pelo projeto de extensão de mesmo nome, acontece na Sala de Inovação (Anexo II), reforçando o compromisso do CICS com a integração entre arte, ciência e sensibilidade social.

Logo em seguida, às 14h, dois painéis acontecem em paralelo. No Auditório Clóvis Melo, a mesa “Construindo pontes: a colaboração multiprofissional na ATHIS (Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social)” reunirá Arq. Mariana Estevão (UFABC/Quanta Consultoria), Arq. Alexandre Ricardo Nicolau (CAU/ES) e Arq. Gerardo Fonseca (CAU/PI), com moderação da Profa. Dra. Neuza Brito de Arêa Leão Melo (UNIFSA).


Simultaneamente, na Sala de Conferência, será debatido o tema “Desenvolvimento com significado: perspectivas em organizações e cidades inteligentes”, com Prof. Dr. Antonio Vinicius Oliveira Ferreira (FADEX) e Prof. Me. Aluysio Ricardo Nunes Fonseca (UFPI), sob mediação do Prof. Me. Rhubens Ewald Moura Ribeiro (UNIFSA).

Encerrando a tarde, às 16h, o CICS traz discussões que unem política, sustentabilidade e protagonismo social. Na Sala de Conferência, o painel “Governança inteligente e desenvolvimento territorial: inovação, dados e sustentabilidade no setor público” contará com os professores Dr. Joaquim Manuel Croca Caeiro, Dr. Ricardo Ramos Pinto (ambos da Universidade de Lisboa) e Profa. Dra. Bruna de Freitas Iwata (IFPI/SEPLAN-PI), com mediação da Profa. Ma. Lorena Moura Santana (UNIFSA).


Enquanto isso, no Auditório Clóvis Melo, acontece a mesa “A representatividade da mulher nos espaços de poder: da perspectiva política à judiciária”, com a participação da Dep. Tabata Amaral (PSB-SP) e da Desa. Lucicleide Pereira Belo (TJ-PI), em debate mediado pela Profa. Ma. Gisela Carvalho de Freitas (UNIFSA).

Noite

À noite, as discussões seguem com mais dois importantes encontros. No Auditório Clóvis Melo, o tema “Constituições em diálogo: soberania, direitos humanos e cooperação internacional” reúne Prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa (UESPI) e Dra. Rossana Diniz (ESA/OAB-PI), com debate conduzido pelo Prof. Me. Jhon Kennedy Teixeira Lisbino (UNIFSA).


Simultaneamente, no Auditório Manoel Cipriano Lira, o painel “Gestão em saúde mental: empreendendo com propósito” encerra o dia com reflexões sobre inovação e cuidado na psicologia. O encontro conta com as psicólogas Nara Gisele de Araújo, Aline Maria Machado de Sousa e Monique Helen Alves de Melo e Souza, sob mediação da Profa. Dra. Maria Zilda Silva Soares (UNIFSA).

O evento se estende até o dia 8 de outubro, com muito mais paineis, debates, momentos culturais e apresentação de trabalhos.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Veja mais sobre a POLÍTICA DE PRIVACIDADE e PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS.