Durante o 2º Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS), o público vai vivenciar uma experiência que vai além da produção científica. A arte e a cultura também ganham espaço na programação, reforçando o compromisso do evento em integrar conhecimento, sensibilidade e expressão.
Entre os dias 4 e 6 de novembro, diversas atividades artístico-culturais estarão abertas à participação dos congressistas, em diferentes espaços do Anexo II do Centro Universitário Santo Agostinho.
Durante todos os dias do evento, os participantes poderão prestigiar a exposição “Das memórias que resistimos, aos futuros que sonhamos”, do artista plástico Nonato Oliveira, instalada em frente ao Auditório Clóvis Melo. A mostra convida o público a refletir sobre a força da memória, da ancestralidade e das perspectivas de futuro por meio das cores e formas que caracterizam o trabalho do artista.
A abertura oficial do CICS, no dia 4 de novembro, às 17h30, será marcada pela apresentação musical da cantora e compositora Ariane Ulisses, egressa do curso de Psicologia do UNIFSA. A artista promete emocionar o público com um repertório que une sensibilidade e autenticidade, no Hall do Auditório Clóvis Melo.
No dia 5, às 17h30, a arte ganha movimento com a apresentação de dança “A Devolução dos Espelhos”, do artista e professor Kácio dos Santos Silva, na Sala de Inovação. A performance propõe uma reflexão poética sobre os corpos e suas histórias, utilizando a metáfora dos espelhos como tecnologia simbólica que distorce e ressignifica as marcas coloniais, ao mesmo tempo em que resgata estéticas e saberes ancestrais do Atlântico Negro.
A programação segue no dia 6, às 14h, com o Sarau do projeto de extensão Tecendo Vínculos com a Vida, que acontecerá no Hall do Auditório Clóvis Melo. O momento será de interação, poesia e música, com declamações, leituras e um varal de emoções, onde os participantes poderão registrar suas impressões e sentimentos sobre o evento.
Encerrando a programação cultural, às 17h30 do mesmo dia, a Sala de Conferência recebe a exibição do documentário “Bajo Pluma de Mujer”, da Profa. Dra. Maribel Rodríguez Fidalgo. A obra revela cartas escritas por mulheres ao filósofo espanhol Miguel de Unamuno, dando voz às suas ideias, inquietações e papéis na vida intelectual da Espanha do início do século XX.
Com uma programação diversa e inspiradora, o 2º CICS reafirma que a ciência e a arte caminham juntas, promovendo reflexão, sensibilidade e novas formas de compreender o mundo.
								
								
											
            
            
            