Nesta quinta-feira (6), o 2º Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS) segue com uma programação repleta de diálogos entre ciência, tecnologia, saúde, humanidades e políticas públicas. O terceiro dia do evento no Centro Universitário Santo Agostinho reforça o compromisso da instituição com a produção de conhecimento que transforma realidades e conecta saberes.
Manhã
A manhã começa às 8h30, com dois painéis simultâneos. No Auditório Clóvis Melo (Anexo 2), o tema “Muito além do procedimento: a força da equipe multiprofissional e o desenvolvimento humano na reabilitação da pessoa com estomias de eliminação” abre os trabalhos, reunindo Profa. Dra. Sandra Marina Gonçalves Bezerra (UESPI), Dra. Camila Gomes (Hospital Getúlio Vargas) e Profa. Dra. Márcia Regina Costa (Afya-Unigranrio, em participação remota). A moderação é da Profa. Dra. Bianca Anne Mendes de Brito, do UNIFSA.



Ao mesmo tempo, na Sala de Conferência, ocorre a mesa “Sem Ctrl+Z: emprego, empreendedorismo, carreira e os novos desafios das engenharias em tempos de inteligência artificial”, com os engenheiros Filipe Machado e Samuel Ribeiro, sob moderação do Prof. Me. Ismeraldo Pereira de Oliveira (UNIFSA).



A partir das 10h30, três novas mesas movimentam os debates da manhã. Na Sala de Conferência, o painel “Engenharia que cria: o empreendedorismo como caminho profissional” contará com Eng. Angelo Santos (MAQS Consultoria) e Eng. Hércules Lima de Medeiros (Confea/Crea-PI), mediado pela Profa. Dra. Eldelita Águida Porfírio Franco (UNIFSA).



No Auditório Clóvis Melo, o tema “Desenvolvimento com inteligência: da inovação tecnológica à ação social” trará contribuições da Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell (UFRJ), do Prof. Dr. Juan José Tirado (Conselho de Enfermagem da Comunidade de Valência, Espanha, em participação remota), e do Dr. Samuel Soares (Conselho Regional de Enfermagem do Piauí), com mediação da Profa. Ma. Karla Joelma Bezerra Cunha (UNIFSA).



Já na Sede do UNIFSA, o Auditório Manoel Cipriano Lira recebe o debate “Inteligência artificial e sociedade: impactos, ética e inclusão”, com Profa. Dra. Maria Goreti Carvalho Marreiros (Instituto Politécnico do Porto, Portugal) e Prof. Me. Ricardo Gomes de Queiroz (HU-UFPI), sob moderação da Profa. Ma. Amélia Acácia de Miranda Batista (UNIFSA).



Tarde
A tarde teve início às 14h com uma pausa cultural: o Sarau “Tecendo Vínculos com a Vida”, promovido pelo projeto de extensão de mesmo nome, acontece na Sala de Inovação (Anexo II), reforçando o compromisso do CICS com a integração entre arte, ciência e sensibilidade social.



Logo em seguida, às 14h, dois painéis aconteceram em paralelo. No Auditório Clóvis Melo, a mesa “Construindo pontes: a colaboração multiprofissional na ATHIS (Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social)” reunirá Arq. Mariana Estevão (UFABC/Quanta Consultoria), Arq. Alexandre Ricardo Nicolau (CAU/ES) e Arq. Gerardo Fonseca (CAU/PI), com moderação da Profa. Dra. Neuza Brito de Arêa Leão Melo (UNIFSA).



Simultaneamente, na Sala de Conferência, foi debatido o tema “Desenvolvimento com significado: perspectivas em organizações e cidades inteligentes”, com Prof. Dr. Antonio Vinicius Oliveira Ferreira (FADEX) e Prof. Me. Aluysio Ricardo Nunes Fonseca (UFPI), sob mediação do Prof. Me. Rhubens Ewald Moura Ribeiro (UNIFSA).



Encerrando a tarde, às 16h, o CICS trouxe discussões que unem política, sustentabilidade e protagonismo social. Na Sala de Conferência, o painel “Governança inteligente e desenvolvimento territorial: inovação, dados e sustentabilidade no setor público” contou com os professores Dr. Joaquim Manuel Croca Caeiro (Universidade de Lisboa) e Dra. Bruna de Freitas Iwata (IFPI/SEPLAN-PI), com mediação da Profa. Ma. Lorena Moura Santana (UNIFSA).



Enquanto isso, no Auditório Clóvis Melo, aconteceu a mesa “A representatividade da mulher nos espaços de poder: da perspectiva política à judiciária”, com a participação da Dep. Tabata Amaral (PSB-SP) e da Advogada Noélia Sampaio (OAB-PI), em debate mediado pela Profa. Ma. Gisela Carvalho de Freitas (UNIFSA).



Noite
À noite, as discussões seguiram no Auditório Clóvis Melo. O tema “Constituições em diálogo: soberania, direitos humanos e cooperação internacional” reuniu Prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa (UESPI) e Dra. Rossana Diniz (ESA/OAB-PI), com debate conduzido pelo Prof. Me. Jhon Kennedy Teixeira Lisbino (UNIFSA).



O evento se estende até o dia 8 de outubro, com muito mais paineis, debates, momentos culturais e apresentação de trabalhos.
