O Centro Universitário Santo Agostinho deu início, nesta terça-feira, dia 4 de novembro, ao 2° Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS), que promete reunir especialistas nacionais e internacionais em debates interdisciplinares sobre ciência, saúde, educação e inovação. A programação do primeiro dia conta com atividades ao longo da manhã, tarde e noite, todas no prédio Anexo II da Instituição. Ela contempla credenciamento, atividades culturais, mesas-redondas, painéis científicos e a conferência magna de abertura.
Manhã
O dia começou com o credenciamento dos participantes, na Sala de Reuniões do Anexo II. Em seguida, o público pôde prestigiar a exposição “Das Memórias Que Resistimos, Aos Futuros Que Sonhamos”, do artista plástico Nonato Oliveira, instalada no hall do Auditório Clóvis Melo. A exposição ficará disponível até o final do Congresso.






Tarde
A programação científica iniciou às 14h30, com duas atividades em paralelo. Na Sala de Conferência, ocorreu a mesa “Laserterapia em Odontologia e suas Aplicações”, com a participação do Prof. Dr. Aguinaldo Silva Garcez Segundo (remoto), da Faculdade São Leopoldo Mandic, e do Prof. Me. Marcondes Cavalcante Santana Neto, do UNIFSA. A mediação foi da Profa. Ma. Thais Oliveira Cordeiro, e a Profa. Dra. Luanne Mara Rodrigues de Matos atuou como debatedora.



No Auditório Clóvis Melo, o tema em destaque será “Sem Glúten, Sem Barreiras: Olhares Interprofissionais sobre a Doença Celíaca”, reunindo especialistas renomados como a Profa. Dra. Carolina Olano (WGO/Uruguai) (remoto), Prof. Dr. Áureo de Almeida Delgado (FBG/UFJF), Profa. Dra. Jozêlda Lemos Duarte (FBG/CRM-PI) e Profa. Dra. Clea Mara Coutinho Bento (ACELPI), sob a mediação da Profa. Dra. Cintia Maria de Melo Mendes (UNIFSA).




A doença celíaca é um dos transtornos relacionados com o glúten. E, entre esses transtornos relacionados ao glúten, existem diferentes tipos de transtornos. Um deles são as doenças autoimunes. E, dentro das doenças autoimunes, a doença celíaca é a mais conhecida, é a mais importante. Mas outras, como a Ataxia do Glúten, também está nesse grupo.
Dra. Carolina Olano, Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO)
Às 16h, o Auditório Clóvis Melo recebe o painel “A Inteligência Artificial e Humanidades Digitais: Caminhos Inovadores para a Educação Global e a Paz Sustentável”, com a presença do Des. José Wilson Ferreira de Araújo Júnior (TJ-PI), tendo como debatedor o Pres. Raimundo Júnior (OAB-PI) e como moderador o Prof. Dr. Marcus Vinícius do Nascimento Lima (UNIFSA).



Noite
A programação noturna foi marcada por momentos culturais e solenes. Às 18h, houve apresentação musical da cantora, compositora e egressa de Psicologia, Ariane Ulisses.



Em seguida, às 18h30, ocorreu a Mesa de Abertura com a presença de autoridades institucionais: a Reitora e Pró-Reitora de Ensino, Profa. Ma. Antonieta Lira e Silva, o Diretor de Ensino, Prof. Dr. Edjôfre Coelho de Oliveira, a representante da Comissão Organizadora do evento, Profa. Dra. Izabel Herika Cronemberger, e o Presidente do Conselho Regional de Medicina – CRM, João Araújo dos M. Moura Fé.


Encerrando o primeiro dia, às 19h30, foi realizada a Conferência Magna com o tema “Desenvolvimento Humano e Social: das Ideias às Práticas”, ministrada pelas professoras doutoras Purificación Morgado Panadero e Maribel Rodríguez Fidalgo, da Universidad de Salamanca (Espanha). A mediação ficou a cargo do Prof. Dr. Alisson Dias Gomes (UNIFSA).




Nós vivemos em uma época de grandes transformações em que as ideias sobre o desenvolvimento humano e social adquirem uma nova forma. Hoje, mais do que nunca, precisamos repensar como essas ideias, as vidas no âmbito acadêmico, filosófico ou otimista, conseguem se traduzir em práticas que transformam institivamente nossas comunidades.
Profa. Dra. Maribel Rodriguez Fidalgo, Universidad de Salamanca – Espanha
O evento se estende até o dia 8 de outubro, com muito mais paineis, debates, momentos culturais e apresentação de trabalhos.
