O projeto Conexão com o Mundo realizou sua quarta live nesta terça-feira, 23 de agosto, às 18h30, via plataforma Blackboard. O encontro virtual teve o objetivo de discorrer sobre o universo da Arquitetura e Urbanismo, focando especificamente na cidade de Lisboa – Portugal.

O momento contou com a medição da Profa. Dra. Neuza Melo, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo UNIFSA, e da Prof. Esp. Roberta Mara Araújo, que representou o NRI.


A live também teve a participação especial do Prof. Me. Walber Angeline da Silva Neto, que falou sobre o urbanismo de Lisboa, com um olhar voltado para sua vivência e estudos na área.

“Antes de tudo quero explicar sobre o meu local de fala, ou seja, falando no lugar de uma estudioso em Arquitetura e Urbanismo que reside em Lisboa. Nesse sentido, quero usar esse espaço para falar e mostrar para vocês as minhas perspectivas, um olhar singular, do que eu vejo, estudo e vivencio”
A aula foi dividida em dois momentos, o primeiro o Prof. Me. Walber falou sobre o seu estudo de doutorado, em um viés mais teórico de conteúdos e aproveitou também para expor slides didáticos sobre as suas pesquisas. No segundo momento, ele contou sobre a sua vivência em Lisboa.


O estudioso também falou da relevância que as raízes têm na arquitetura local, principalmente pelo seu viés cultural, histórico e social. Ele pontuou, que apesar das arquiteturas urbanas de fora terem seu valor, é de suma importância ressaltar a regional.


“Quando recebi o convite para falar sobre a arquitetura e urbanismo aqui de Lisboa, eu fiquei muito feliz e lisonjeado. Vale lembrar que quando falamos de urbanismo, é importante destacarmos a importância das nossas raízes e entendê-las. Pois, por mais que sempre estamos olhando para a arquitetura de fora, é bom sempre voltamos para a nossa esfera local”.
Disse, Prof. Me. Walber Angeline
Para finalizar a 4ª live do Conexão com o Mundo, o palestrante mostrou pontos turísticos e lugares com traços contemporâneos de Lisboa. Além de relatar o seu dia a dia como moradores do local: “Em Lisboa eu gosto dos quiosques localizados nas esquinas, aqui as pessoas utilizam bem os espaços, principalmente no verão e primavera. As muretas se tornam bancos para a gente se sentar e as fontes convidam as pessoas a estarem lá”.


CONHEÇA O PROJETO CONEXÃO COM O MUNDO
É um ciclo de palestras, conversas e debates com estrangeiros e/ou brasileiros vinculados a instituições de pesquisa e/ou ensino do exterior para trazer de modo prático e real o mundo acadêmico e científico para dentro do UNIFSA por meio da tecnologia de informação e comunicação.
A cada semestre será desenvolvido um ciclo com quatro atividades (palestras, conversas e/ou debates) com estrangeiros e/ou brasileiros vinculados a instituições de pesquisa e/ou ensino do exterior, além de fomentar a participação de docentes e discentes do UNIFSA em eventos acadêmicos internacionais, promovidos pela instituição bem como também por outras.