Aula Inaugural dos Cursos em EaD do UNIFSA do semestre 2021.1 ocorre no dia 20/02, por webconferência

  • Home
  • Acontece na UNIFSA
  • Aula Inaugural dos Cursos em EaD do UNIFSA do semestre 2021.1 ocorre no dia 20/02, por webconferência
20 fev


O Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA -, iniciou neste sábado, dia 20 de fevereiro, às 14h30, a Aula Inaugural dos Cursos em EaD do semestre 2021.1, que ocorreu via Webconferencia por meio da Plataforma
Blackboard Collaborate.
No momento inicial, a coordenadora do Núcleo de Ensino à Distância – NEAD UNIFSA, Profa. Ma. Eldelita Águida Porfírio Franco, deu às boas vindas aos alunos e professores, apresentando, em seguida, a Pró-Reitora de Ensino Antonieta Lira e Silva, que se mostou satisfeita com a presença de quase 200 alunos e professores no evento.

A Pró-Reitora de Ensino Antonieta Lira e Silva fala aos presentes na aula de abertura do EAD

A Pró-Reitora de Ensino disse que, apesar de todos os desafios atravessados em decorrência da pandemia do Covid 19 em todo o sistema de Educação, nunca foi opção o UNIFSA parar. “Temos o compromisso com nossos professores, nossos alunos e com a sociedade. Foi bem difícil esse ano de 2020, mas já estamos voltando presencialmente, e estamos em um momento de transição”, explica. Para a Pró-Reitora de Ensino, algumas atividades ainda sofrem limitações em decorrência das medidas de biossegurança. “Enquanto todos não forem vacinados, seguimos com cautela, para não deixar a educação parar”, disse. A questão central é o desafio de superar o problema mais do que o problema em si. “O desafio nos coloca em movimento, como fizemos em 2020: nossos professores do presencial, por exemplo, tiveram, em pouco tempo, de se reinventar e qualificar ao mesmo tempo em que estavam dando aula remotas”, explica.

Segundo a Pró-Reitora, o UNIFSA vem se preparando para esse retorno presencial desde 2020, tendo implantado uma comissão de enfrentamento do covid. “Fazemos as avaliações e reavaliações semanais para determinar as situações de retorno à presencialidade”, conta. A instituição está funcionando com horários diferenciados, como os setores, as bibliotecas e os laboratórios, mas como cada espaço tem um protocolo específico, é importante que o aluno verifique esses horários de funcionamento quando desejar ir presencialmente para resolver problemas ou tirar dúvidas.
Finalmente, a Pró-Reitora desejou resiliência e perseverança aos alunos EAD, destacando que se trata de um investimento pessoal de grande impacto. “Quando você escolhe fazer um curso superior, uma profissão que você vai seguir, esse processo de decisão vai mudar a vida de vocês. Não é apenas uma escolha profissional, mas uma escolha de vida”, disse, lembrando a frase de Santo Agostinho, patrono da instituição: “Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer”.

O Mestre em Administração (UFPR), Professor do UNIFSA Rhubens Ewald Moura Ribeiro fez a conferência de abertura do EAD, com o tema “Quarta Revolução Industrial: Conhecendo o profissional da era 4.0″. De acordo com o professor, a 4a Revolução Industrial já está em operação, se tratando de um conjunto de tecnologias que se beneficia da redução dos limites ou barreiras entre as pessoas e os mundos digital e físico, permitindo que as máquinas e os seres humanos trabalhem e se comuniquem de maneira colaborativa, o que promove a eficiência. “O advento da Covid estimulou o uso de ferramentas digitais, ocorrendo um novo boom”, explica.

Rhubens Ewald diz que a era 4.0 tem algumas características que já estão presentes no mundo corporativo e do trabalho, como a computação na nuvem, a integração de sistemas, a segurança cibernética, a internet das coisas (IOT), Big Data, a realidade aumentada, robôs autônomos, a Manufatura Aditiva, cujo melhor exemplo é a impressora 3D, e os simuladores, que ajudam a preparar o profissional para situações reais. “Todo profissional precisa enxergar as oportunidades trazidas pela Indústria 4.0. Essas mudanças foram impulsionadas pelo acesso maciço da sociedade ao mundo digital, que passou a influenciar todos os mercados. E, hoje, já nos comunicamos muito de maneira digital. Hoje, você tem lojas que atendem por aplicativos próprios e até pelo whatsapp”, explica.


O professor ressaltou que o mundo já experimenta o impacto dos dispositiuvos conectados, que saiu de 500 milhões de dispositivos conectados em 2003 para 50 bilhões de dispositivos conectados em 2020. “São 7 dispositivos por pessoa em média. Celular, notebook, televcisão, roteador de internet, um som, uma série de dispositivos que funcionam integrados”, explica.

No final do evento, a Profa. Ma. Eldelita Águida Porfírio Franco deu os informes sobre a “Educação a Distância no UNIFSA”, respondendo aos questionamentos dos alunos no Momento Tira-dúvidas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui