O projeto de extensão “Educação Alimentar na Escola: Menos Açúcar, Mais Saúde” do curso de Nutrição do Centro Universitário Santo Agostinho, foi realizado com sucesso entre 30 de março e 16 junho deste ano, promovendo a conscientização sobre alimentação saudável entre crianças e seus familiares. Coordenado pelas professoras Ma. Daniela Fortes Neves Ibiapina e Ma. Adriana Barbosa Guimarães, e com a participação de 22 alunos extensionistas, o projeto teve como objetivo principal incentivar a redução do consumo de açúcar e a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.
Durante o período de execução do projeto, diversas atividades foram desenvolvidas. Entre elas, destacam-se a avaliação antropométrica das crianças, a produção de materiais educativos sobre alimentação sem açúcar, a realização de atividades lúdicas na escola, palestras educativas para os familiares e a avaliação final do projeto.
O projeto demonstrou seu impacto ao alcançar um total de 50 pessoas, entre crianças e seus familiares. A conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável desde a infância é essencial para promover hábitos alimentares adequados e contribuir para a prevenção de doenças no longo prazo.
“Foi um projeto importante e muito necessário. Promover a educação alimentar na infância é o ponto de partida para uma educação nutricional, tão necessária nos dias atuais. Tudo deve começar com a formação de bons hábitos alimentares, e isso acontece na infância. Proporcionar essa experiência aos alunos engrandeceu o aprendizado, viabilizando a prática no âmbito escolar, um dos campos de atuação do nutricionista.”
Profª. Ma. Daniela Fortes Neves Ibiapina, responsável pelo projeto.