O projeto Conexão com o Mundo realizou sua quinta live nesta quarta-feira, 24 de agosto, às 18h30, via plataforma Blackboard. O encontro virtual teve como tema as Cartografias à Margem: Uma Intervenção de Reabilitação em Lisboa.
A live também contou com a participação especial da pesquisadora e docente da Universidade de Lisboa, Profa. Ma. Márcia Borges Saldanha. Além de ter a mediação da Profa. Dra. Neuza Melo, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo UNIFSA, e da Prof. Esp. Roberta Mara Araújo, que representou o NRI.
No primeiro momento do encontro virtual, a palestrante Profa. Ma. Márcia Borges, explicou através de slides didáticos, os seus assuntos de pesquisa na área da arquitetura. Além de contextualizar a simbologia das palavras usadas no dia a dia dos profissionais de arquitetura.
“A palavra patrimônio e reabilitações estão no nosso dia a dia, mas estamos pouco habituados a pesquisar e entender o significado delas. A palavra patrimônio nos diz respeito a monumento, e reabilitação a conservação”
Disse, Profa. Ma. Márcia Borges Saldanha.
Ainda na explicação teórica, a convidada falou sobre o estilo arquitetônico português do século XVIII, o pombalino. Além de mostrar o seu projeto de reabilitação e os critérios de intervenção, que são eles: a compatibilidade, nível de intrusividade e reversibilidade.
No final da 5ª live do Conexão com o Mundo, a convidada respondeu a perguntas feitas pelos participantes do evento e concluiu com agradecimentos e elogios a quem estava presente.
“Eu estou muito contente e espero ter contribuído. Eu tentei compartilhar com o meu conhecimento e agradeço a vossa atenção, também queria dar os parabéns a vocês, por terem tirado um tempo para me ouvir, pois como vocês, sou estudante e espero que algo tenha ficado. Obrigada pelo acolhimento e estou de braços abertos para quando precisarem.
Agradeceu, Márcia Borges Saldanha
CONHEÇA O PROJETO CONEXÃO COM O MUNDO
É um ciclo de palestras, conversas e debates com estrangeiros e/ou brasileiros vinculados a instituições de pesquisa e/ou ensino do exterior para trazer de modo prático e real o mundo acadêmico e científico para dentro do UNIFSA por meio da tecnologia de informação e comunicação.
A cada semestre será desenvolvido um ciclo com quatro atividades (palestras, conversas e/ou debates) com estrangeiros e/ou brasileiros vinculados a instituições de pesquisa e/ou ensino do exterior, além de fomentar a participação de docentes e discentes do UNIFSA em eventos acadêmicos internacionais, promovidos pela instituição bem como também por outras.