O XXVIII (28°) Encontro Pedagógico do Centro Universitário Santo Agostinho acontece entre os dia 24 e 29 de janeiro de forma híbrida. Desta vez, o tema do evento é A Democratização do Conhecimento no Ensino Superior: Valores, Vivências e Significados.
“O Encontro Pedagógico 2022.1 vai falar basicamente sobre a democratização do ensino. Temos vivido muitas mudanças na perspectiva do educacional, então optou-se em falar sobre democratização do ensino, principalmente focando na questão da curricularização da extensão, que é a nossa principal novidade pra esse ano”.
Prof. Me. Edjofre Coelho, Coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico – Nuape
A abertura está marcada para as 18h, com a participação de reitores e coordenadores. Logo, os seis dias de evento contam com aproximadamente 14 encontros, entre palestras e oficinas, que acontecerão em locais como o Auditório do Anexo II, a Sala de Inovação, na Sede UNIFSA, e a Plataforma Blackboard. As palestras e oficinas terão foco na temática da extensão, visto que determinada resolução do Ministério da Educação exige a curricularização da prática, como conta o coordenador do NUAPE.
A gente vai falar muito sobre extensão durante todo esse ano. Então nesse encontro, especificamente, devemos falar sobre como que essa extensão irá chegar no currículo, e também discutir um pouquinho sobre o que o tema do encontro pedagógico traz, que é sobre essa democratização do conhecimento: Quais as possibilidades do acadêmico ter acesso ao conhecimento das mais diversas formas? O ensino é uma delas; A pesquisa é outra; Mas a extensão também é uma terceira via, e é disso que a gente vai desatar.
Prof. Me. Edjofre Coelho, Coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico – Nuape
Sobre o Evento
O Encontro Pedagógico UNIFSA, que tem como público alvo o corpo docente da instituição, é uma ação contínua que acontece duas vezes ao ano, sempre no começo de cada semestre como parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).