O XXIX Encontro Pedagógico do Centro Universitário Santo Agostinho iniciou nesta segunda-feira (27) no auditório Clóvis Melo – Anexo II, com a conferência do Prof. Dr. Mário Sérgio Oliveira Swerts, que falou sobre o tema “Os múltiplos olhares na Educação Superior: das práticas pedagógicas inovadoras ao ensino humanizado”.
A cerimônia de abertura ocorreu às 18h, e contou com a presença da Pró-Reitora de Ensino, Antonieta Lira e Silva, do Pró-Reitor Administrativo e Financeiro, Átila Melo Lira, da Coordenadora Financeira, Indira Maria de Melo Lira Pereira da Silva, e do Coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAPE), Edjofre Coelho de Oliveira.
A abertura foi o momento reservado para os gestores falares sobre as novidades que acompanham o evento e a importância dessa capacitação para o corpo de professores da instituição.
A Santo Agostinho é o que é graças aos seus professores. Eu espero que a gente continue sempre com esse amor pelo ensino superior que nós todos fazemos muito bem.
Átila Melo Lira, Pró-Reitor Administrativo e Financeiro UNIFSA
A pró-Reitora de Ensino, Antonieta Lira e Silva, falou sobre a necessidade e os desafios de implementar métodos novos, especialmente depois do período crítico da pandemia, quando o ensino se tornou predominantemente remoto. “Entre 2019 e 2020, enfrentamos, coletivamente, as complexidades associadas à realização de mudanças em larga escala no ensino e na aprendizagem de forma online. E isso nos obrigou, sobretudo, redesenhar, reformular nossas práticas educativas, e a maneira de aprender”, disse. Agora, em 2022, é hora de considerar a necessidade de novas mudanças no ensino e na aprendizagem, especialmente, provocada pela curricularização da extensão.
Neste encontro, vamos discutir o impacto potencial de reinventar a abordagem centrada no aluno, apresentando modelos que podemos utilizar, e discutindo os desafios que enfrentamos ao implementar métodos novos, e, sobretudo, o roteiro para mudanças futuras.
Antonieta Lira e Silva, Pró-Reitora de Ensino UNIFSA
Em seu discurso, Edjofre Coelho reforçou os motivos para que o UNIFSA invista em um ensino humanizado, com professores prontos para receber os alunos no segundo semestre do ano.
Ensinar é muito mais que cumprir horários, que planejar, que explicar conteúdos, tirar dúvidas e avaliar. Quando você, professor, está à frente de um aluno em sala de aula, não está apenas ajudando esse aluno a construir conhecimento e obter formação profissional. Você está incidindo na VIDA desse aluno. E não só dele. O seu planejamento, a sua dedicação à docência, o seu compromisso, o seu afeto, a sua humanização do conhecimento incide direto na vida do pai, da mãe, dos irmãos, dos cônjuges, e de cada uma das pessoas que convivem com aquele aluno. Por isso é tão importante ouvir, acolher, aproximar, planejar e avaliar com sentimento de partilha e de doação.
Edjofre Coelho de Oliveira, Coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAPE)
A conferência de abertura do Encontro Pedagógico foi ministrado pelo Prof. Dr. Mário Sérgio Oliveira Swerts, ex-Pró-Reitor Acadêmico da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). Pós-doutor em Odontologia pela FOP/UNICAMP, Mário Sérgio Swerts é membro do Conselho Deliberativo da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), e compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior /BASis (MEC). Ele falou aos professores do UNIFSA sobre o tema “Os múltiplos olhares na Educação Superior: das práticas pedagógicas inovadoras ao ensino humanizado”.
Ao fim da noite, os docentes confraternizaram da melhor forma: no ritmo de São João. O Arraiá do UNIFSA foi realizado na área de convivência do Anexo II e foi marcado por muita animação, música e comidas típicas.