XXIX Encontro Pedagógico começa com palestra do Prof. Dr. Mário Sérgio Oliveira Swerts

Compartilhe!

O XXIX Encontro Pedagógico do Centro Universitário Santo Agostinho iniciou nesta segunda-feira (27) no auditório Clóvis Melo - Anexo II. A atividade tem o objetivo de incentivar os docentes do UNIFSA a refletir e agir sobre as práticas educativas, possibilitando a ampliação de seus conhecimentos e habilidades no planejamento de ensino, através de palestras, oficinas, mesas redondas e muito mais.

O XXIX Encontro Pedagógico do Centro Universitário Santo Agostinho iniciou nesta segunda-feira (27) no auditório Clóvis Melo – Anexo II, com a conferência do Prof. Dr. Mário Sérgio Oliveira Swerts, que falou sobre o tema “Os múltiplos olhares na Educação Superior: das práticas pedagógicas inovadoras ao ensino humanizado”.

A cerimônia de abertura ocorreu às 18h, e contou com a presença da Pró-Reitora de Ensino, Antonieta Lira e Silva, do Pró-Reitor Administrativo e Financeiro, Átila Melo Lira, da Coordenadora Financeira, Indira Maria de Melo Lira Pereira da Silva, e do Coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAPE), Edjofre Coelho de Oliveira.

A abertura foi o momento reservado para os gestores falares sobre as novidades que acompanham o evento e a importância dessa capacitação para o corpo de professores da instituição.

A Santo Agostinho é o que é graças aos seus professores. Eu espero que a gente continue sempre com esse amor pelo ensino superior que nós todos fazemos muito bem.

Átila Melo Lira, Pró-Reitor Administrativo e Financeiro UNIFSA
Edjofre Coelho de Oliveira, Antonieta Lira e Silva, Átila Melo Lira, Indira Maria de Melo Lira Pereira da Silva e Mário Sérgio Oliveira Swerts

A pró-Reitora de Ensino, Antonieta Lira e Silva, falou sobre a necessidade e os desafios de implementar métodos novos, especialmente depois do período crítico da pandemia, quando o ensino se tornou predominantemente remoto. “Entre 2019 e 2020, enfrentamos, coletivamente, as complexidades associadas à realização de mudanças em larga escala no ensino e na aprendizagem de forma online. E isso nos obrigou, sobretudo, redesenhar, reformular nossas práticas educativas, e a maneira de aprender”, disse. Agora, em 2022, é hora de considerar a necessidade de novas mudanças no ensino e na aprendizagem, especialmente, provocada pela curricularização da extensão.

Neste encontro, vamos discutir o impacto potencial de reinventar a abordagem centrada no aluno, apresentando modelos que podemos utilizar, e discutindo os desafios que enfrentamos ao implementar métodos novos, e, sobretudo, o roteiro para mudanças futuras.

Antonieta Lira e Silva, Pró-Reitora de Ensino UNIFSA
Antonieta Lira e Silva, Pró-Reitora de Ensino UNIFSA

Em seu discurso, Edjofre Coelho reforçou os motivos para que o UNIFSA invista em um ensino humanizado, com professores prontos para receber os alunos no segundo semestre do ano.

Ensinar é muito mais que cumprir horários, que planejar, que explicar conteúdos, tirar dúvidas e avaliar. Quando você, professor, está à frente de um aluno em sala de aula, não está apenas ajudando esse aluno a construir conhecimento e obter formação profissional. Você está incidindo na VIDA desse aluno. E não só dele. O seu planejamento, a sua dedicação à docência, o seu compromisso, o seu afeto, a sua humanização do conhecimento incide direto na vida do pai, da mãe, dos irmãos, dos cônjuges, e de cada uma das pessoas que convivem com aquele aluno. Por isso é tão importante ouvir, acolher, aproximar, planejar e avaliar com sentimento de partilha e de doação.

Edjofre Coelho de Oliveira, Coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAPE)
Edjofre Coelho de Oliveira

A conferência de abertura do Encontro Pedagógico foi ministrado pelo Prof. Dr. Mário Sérgio Oliveira Swerts, ex-Pró-Reitor Acadêmico da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). Pós-doutor em Odontologia pela FOP/UNICAMP, Mário Sérgio Swerts é membro do Conselho Deliberativo da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), e compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior /BASis (MEC). Ele falou aos professores do UNIFSA sobre o tema “Os múltiplos olhares na Educação Superior: das práticas pedagógicas inovadoras ao ensino humanizado”.

Prof. Dr. Mário Sérgio Oliveira Swerts

Ao fim da noite, os docentes confraternizaram da melhor forma: no ritmo de São João. O Arraiá do UNIFSA foi realizado na área de convivência do Anexo II e foi marcado por muita animação, música e comidas típicas.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui