A XIX Semana Científica (SEC 2021) acontece entre 17 e 20 de agosto e traz em sua programação a Mostra de Resultados Parciais dos Projetos de Iniciação Científica, nos dias 17 e 19, das 14h às 16h. O evento promovido pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) aborda o tema: “O Valor das Ciências Para Sociedade Contemporânea: do dia a dia à pandemia” é totalmente online pela plataforma Blackboard/UNIFSA com certificado de 30h.
De acordo com o Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, coordenador do Núcleo de Iniciação à Pesquisa (NIP) e membro da comissão organizadora da Sec 21, nesta sétima edição da Mostra, serão apresentados 23 trabalhos, de diversas áreas de graduação, sendo 11 equipes no primeiro dia e 12 no segundo dia.
“Essa apresentação garante ao aluno uma experiência de apresentação em público, de desenvolvimento da sua oratória e da sua presença em eventos científicos. Então, acaba sendo um momento de crescimento pra esse aluno e pra o professor que vai ver o aluno demonstrando em termos práticos dessas habilidades”.
Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, coordenador do Núcleo de Iniciação à Pesquisa (NIP) e membro da comissão organizadora da Sec 21
Ainda segundo o professor, a Mostra acontece com a supervisão de professoras do NIP, Profa. Dra. Izabel Hérika e a profa. Ma. Joseana Leitão, que também coordenará os dois dias de apresentação.
“É um momento muito rico e exatamente por conta dessa diversidade diária e de relatos de procedimentos metodológicos e de procedimentos de objetos de estudo variados. Além disso, teremos uma mesa formada somente para analisar e dar mais algumas contribuições para que a equipe possa partir dessa recomendação, aperfeiçoar ainda mais o desenvolvimento do trabalho”.
Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, coordenador do Núcleo de Iniciação à Pesquisa (NIP) e membro da comissão organizadora da Sec 21
O coordenador do NIP ainda destaca que o momento de apresentação, o momento de relatar os projetos,também serve como um preparatório para os alunos que tem interesse de fazer seleção de mestrado.
“Porque eles entendem em termos práticos, efetivos como é que eles podem se apresentar pra essas seletivas. Então, quase sempre o aluno que está fazendo iniciação científica, é esse aluno inquieto que já tem o interesse de além da graduação, dar continuidade aos estudos dele. Estando próximo do mestrado, nessas apresentações ele já vai focando em como melhorar”.
Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, coordenador do Núcleo de Iniciação à Pesquisa (NIP) e membro da comissão organizadora da Sec 21