O Centro Universitário Santo Agostinho, ciente da necessidade de se repensar a formação socioeconômica e étnico-racial brasileira, realiza o XII Encontro UNIFSA de Cultura Afro-Brasileira nos dias 16, 17 e 18 de novembro. Com o tema Combater o Racismo é Construir a Democracia, o evento possui carga horária de 20h, e as inscrições devem ser realizadas com a doação de 1kg de alimento não perecível. A abertura do evento acontece no dia 16, às 18h, no auditório sede do UNIFSA.
O encontro busca proporcionar momentos de reflexão acerca da realidade socioeconômica da população negra do Brasil e a importância da superação do racismo e da exclusão social para a construção da democracia.
Segundo o docente organizador do evento, Prof. Me. Kácio dos Santos, tratar de racismo é mais que um debate teórico, remete obrigatoriamente à defesa de ações concretas que realinhe o estado brasileiro para o compromisso com a vida e a existência de toda sua população, entendendo que democracia e racismo são elementos que se excluem, ou seja, a garantia da democracia exige a eliminação do racismo.
O debate dessa temática justifica-se por se analisar que o Brasil passa por uma conjuntura onde os princípios democráticos e os direitos humanos vem sendo fragilizados e ameaçados, a partir da ampla divulgação de discursos de ódio e ações violentas contra a vida humana e a biodiversidade. Isso se prova pelo grande aumento de mortes de pessoas negras e indígenas, bem como pela ampliação crescente da destruição da natureza. Observou-se ainda o aumento da pobreza e da exclusão social, bem como a redução de políticas públicas e de proteção à vida, perigos que atinge prioritariamente os/as negros/as mais jovens e vulneráveis.
Prof. Me. Kácio dos Santos Silva, docente UNIFSA