O Núcleo de Estudos Afro-Indígenas do Centro Universitário Santo Agostinho irá realizar de 19 a 20 de novembro o X Encontro UNIFSA de Cultura Afro Brasileira, com o tema “Racismo e Diversidades em Tempos de Pandemia”. O evento está aberto a toda a comunidade discente, docente, de colaboradores e comunidade externa. O evento é organizado pelos membros do NUAFRI, profa. Ma. Francisca Maria do Nascimento Sousa, prof. Me. Kácio dos Santos Silva e a tutora Regina Maria Bomfim Soares, do NUAPE.
De acordo com os organizadores, a temática deste ano proporcionará uma reflexão contemporânea e também histórica-política, das relações sociais/raciais brasileiras, num contexto em que as políticas públicas e sociais são determinantes na vida de milhões de trabalhadores e trabalhadores negros/os, que se veem, mais do que nunca, excluídos do mercado de trabalho e das garantias básicas de vida.
O contexto da pandemia da COVID 19, assim como outras catástrofes em diferentes tempo, recaem de forma mais contundente sobre as classes mais empobrecidas e estas, no Brasil, são marcadamente as populações negras e indígenas.
O evento pretende discutir os fatores que levam a população negra a ser a mais afetada pelo vírus. Não apenas, em decorrência da pandemia, muitas desigualdades se acentuaram. “São as crianças e jovens negros que se veem sem estrutura para acompanharem aulas on line e desenvolverem suas atividades e pesquisas. A ausência quase total de computadores ou tabletes, celulares e internet de qualidade, acentuaram consideravelmente a distância entre o ensino para os mais ricos e para os mais pobres. Essa realidade é vivenciada de forma bem acentuada pela grande maioria do estudantes negros, inclusive por jovens e adultos estudantes dos cursos superiores”, afirmam os organizadores.
Entendemos que uma realidade como esta não pode passar despercebida, e preocupados com este contexto será realizado o X Encontro UNIFSA de Cultura Afro brasileira 2020. Por isso, ressaltamos ainda que evento está em consonância para a implementação e divulgação da Década Internacional dos Afrodescendentes proclamada pela ONU, com início em 1º de janeiro de 2015 e fim em 31 de dezembro de 2024, e com o tema: “ este Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, que objetiva promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.