Veja como foi a manhã do 4º dia (08/10) de Semana científica do UNIFSA

Compartilhe!

No dia 8 de outubro, a manhã da programação da 18ª Semana Científica foi voltada para o momento carreira que, por sua vez, foi elaborado juntamente com a coordenação de Pós-graduação com 20 webconferências sobre variados campos de atuação divididos em vários dias. A primeira palestra do dia, às 8h30, foi ministrada pelo professor Me. Sérgio Rodrigo Lebre Ferreira, denominada de “Processos criativos na arquitetura” e contou com a moderação da professora Ma. Neuza Brito de Árêa Leão Melo. Antes de iniciar, os palestrantes pediram aos participantes que ficassem a vontade para fazer perguntas e questionamentos em consonância com a temática – assim, o ritmo de participação foi conduzindo todo o encaminhamento da webconferência. O professor Sérgio Lebre contou um pouco da sua trajetória profissional, sobretudo acerca do seu processo de criação, desde o encontro com os clientes para uma conversa informal sobre o projeto até a concretização do sonho da obra finalizada. Os participantes perguntaram sobre o mercado local, parcerias, sociedade, desenho de mão livre, inspirações. Foi uma oportunidade produtiva para trocar ideias e pensar as questões que permeiam o campo de trabalho do arquiteto atualmente.

Me. Sérgio Rodrigo Lebre e Ma. Neuza Brito na palestra “Processos criativos na arquitetura”

No mesmo dia, às 10h30, o tema debatido foi a “Reinvenção profissional da nutrição materno-infantil na sociedade pós-pandemia”, com a nutricionista  Micaela Alves de Araújo, egressa do UNIFSA, e as professoras e coordenadoras Ma. Daniela Fortes Neves Ibiapina e. Ma. Ana Caroline de Castro Ferreira Fernandes.  Micaela Araújo enfocou as mudanças ocorridas em razão da pandemia da COVID-19 na sua área de atuação, a materno-infantil.

A egressa Micaela Araújo fala sobre sua experiência na área materno-infantil

 “A nutrição é essencial em todos os aspectos da vida e a pandemia trouxe uma reflexão sobre a importância da alimentação para a saúde, uma vez que previne doenças crônicas e ajuda no combate a tantas outras. Agora que as pessoas estão mais em casa, muitos se voltaram para a preparação do próprio alimento e o cuidado com o que estão consumindo, ai veio a necessidade de buscar orientação com um profissional. No entanto, sem os consultórios funcionando plenamente, em razão do distanciamento social, tivemos dispor do teleatendimento e tem funcionado bem, com as adaptações, lógico, mas o acompanhamento tem sido até mais próximo e ainda temos a oportunidade de atender clientes de outras regiões, tive paciente até do Canadá”, explica.

As professoras coordenadoras da palestra “Reinvenção profissional da nutrição materno-infantil na sociedade pós-pandemia”

A professora abordou ainda como funcionam os teleatendimentos, a forma de fazer avaliação da pele, cabelos, unhas, mucosas e da percepção corporal e citou as diferenças presentes nas indicações nutricionais de mulheres tentantes (as que estão se preparando para engravidar), gestantes, lactantes e infantil e os objetivos que desejam ser alcançados, já que essas fases são determinantes para a saúde da mãe e criança. Ela finalizou ainda falando sobre o trabalho de divulgação nas redes sociais e os aperfeiçoamentos disponíveis nesse período.

A enfermeira Me. Tânia Furtado compartilhou suas vivências na Estratégia de Saúde da Família

A última palestra da manhã “Atuação do enfermeiro na atenção básica: desafios e perspectivas” foi apresentada pela enfermeira Ma. Tânia Rodrigues Furtado, com a coordenação da professora Dra. Magda Rogéria Pereira Viana, que é coordenadora da Pós- Graduação em Estratégia Saúde da Família (ESF) do UNIFSA. A palestrante Tânia Furtado iniciou esclarecendo a importância desse tipo de atendimento para a qualidade de vida da população em geral e esclareceu os principais mitos associados à EFS, como o de que é uma atividade que só existe no “papel” ou que tem uma rotina repetitiva e superficial, ou ainda que na Unidade Básica de Saúde não são feitos procedimentos complexos.

“É um trabalho duro e que exige muito do profissional, principalmente atenção para ouvir, compreensão para explicar, orientar, identificar situações. No entanto, é extremamente gratificante contribuir para a prevenção e melhoria de vida da população, o profissional tem a oportunidade de aprimorar suas técnicas de atendimento e de intervir em problemas individuais e coletivos. Não posso esquecer que necessita de aperfeiçoamento e qualificação constante, assim como outras áreas de atuação da Enfermagem. Eu, por exemplo, fiz vários cursos, treinamentos e até o mestrado por ser da ESF”.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui