O Centro Universitário Santo Agostinho retoma as atividades presenciais do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) com oferta de serviços à comunidade do bairro São Pedro e proximidades. Dentre os serviços prestados, a população pode buscar assistência e orientação jurídica em diversas áreas do direito, como Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família, Direito Penal, Direito Previdenciário e Direito do Trabalho.
Para ter acesso aos serviços, o interessado deve se dirigir ao Juizado Especial do bairro São Pedro, prédio Sede, no horário de 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, portando os documentos pessoais e demais documentos relacionados ao caso em que busca auxílio.
De acordo com o coordenador adjunto do curso de Direito, Prof. Dr. Fabrício Carvalho, por meio do Núcleo, os discentes mergulham efetivamente no mundo prático do Direito, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
“Os alunos realizam atendimentos e prestam orientações jurídicas à comunidade, elaboram peças jurídicas e acompanham processos judiciais. Em razão de convênio firmado com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, os alunos também acompanham audiências reais no Juizado Especial instalado nas dependências do NPJ”, destaca.
Ainda segundo o coordenador, atividades do NPJ são desenvolvidas pelos alunos regularmente matriculados nas disciplinas de Prática Real (Estágio Supervisionado), nos últimos períodos do curso. Não há seleção, basta estar matriculado na disciplina.