O Centro Universitário Santo Agostinho, por meio do Núcleo de Estudos Afro Indígenas, realizará a XIII Semana de Cultura Afro-Brasileira de 20 a 22 de novembro, no prédio Sede da instituição. O evento será voltado para todas as comunidades UNIFSA e externa, com o custo de 1kg de alimento não perecível, e terá como tema central o Letramento Racial.
Nessa edição, a Semana de Cultura Afro-brasileira vem como uma intervenção do projeto de extensão Letramento Racial, que tem o objetivo de promover uma formação acadêmica em estudos étnico-raciais a partir de conceitos, perspectivas e compreensões sobre a formação e atuação do racismo estrutural no Brasil, que perpetua as desigualdades e opressões, na tentativa de combater as discriminações para, assim, reconhecer e valorizar a diversidade humana.
O Brasil é um país que foi historicamente construído e constituído nas diferenças raciais com a consequente subalternização de povos afrodescendentes e indígenas em virtude da colonização. Apesar dos avanços nos campos sociais, políticos e econômicos muitas desigualdades ainda permanecem, como o racismo e as discriminações que se interseccionam com este. Neste sentido, este projeto justifica-se pela necessidade de promoção de estudos referentes às relações étnico-raciais para introdução ao letramento racial e combate às discriminações para professores e estudantes no UNIFSA.
Prof. Me. Kácio dos Santos Silva
A Semana ocorre em celebração ao Dia da Consciência Negra, e traz uma programação diversificada, composta por palestras e apresentações culturais.