O Centro Universitário Santo Agostinho realizou, nesta terça-feira (02) às 9h, a reinauguração do Juizado Especial Cível e Criminal, que fica localizado por trás do prédio Sede do UNIFSA. O órgão do Poder Judiciário, organizado pelo curso de Direito, é responsável pelo processamento de ações de menor complexidade, promovendo a conciliação entre as partes e proporcionando um processo célere, econômico e efetivo.
Em 2022, o setor celebra 18 anos de funcionamento, sob uma parceria fundamental com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Após três anos com atendimentos presenciais suspensos, o Juizado retorna com a mesma missão desde seu início.
É importantíssimo a gente fazer essa ligação para que o nosso aluno possa ouvir costumeiramente o que a gente chama de barulho da rua. É aqui no Juizado onde a gente consegue aliar a teoria e a prática. E nesses dezoito anos a gente teve experiências riquíssimas.
Prof. Me. Marcus Vinicius do Nascimento Lima, coordenador do curso de Direito UNIFSA
Para o Desembargador José Ribamar Oliveira, a atividade desenvolvida pelo Juizado Especial beneficia não só os estudantes e a comunidade, como também o próprio Tribunal de Justiça.
O Tribunal presta serviço ao UNIFSA, propiciando a seus alunos prática, no dia a dia da comunidade, e ao mesmo tempo o UNIFSA auxilia o Tribunal, ampliando os serviços para o povo.
Desembargador José Ribamar Oliveira, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí
Na ocasião, estiveram presentes: o Desembargador José Ribamar Oliveira, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí; O Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Fernando Lopes e Silva Neto; A Juíza Titular do Juizado – Unidade I e Anexo – Dra. Eliana Márcia Nunes De Carvalho; O Representante do Coordenador dos Juizados Especiais Civis e Criminais, Fazenda Pública, e Turmas Recursais do Estado do Piauí: Dr. Luiz De Moura Correia; A representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí: Dra. Daniela Carla Gomes Freitas; E o Coordenador do Curso de Direito do UNIFSA, Professor Me. Marcus Vinícius Do Nascimento Lima.
Além disso, também estavam presentes os coordenadores-adjunto do curso de Direito do UNIFSA: Prof. Me. Fabrício de Farias Carvalho e Prof. Me. Gustavo Luís Mendes Tupinambá Rodrigues; Dra. Magaly de Castro Macedo Assunção, assessora da supervisão geral dos juizados especiais do estado do Piauí; Os membros do Juizado Especial, Professores Me. Rogério Saraiva Xerez, Me. Gilberto Antônio Neves Pereira da Silva e Profa. Esp. Ângela Avelino; A Conselheira Seccional e Coordenadora Adjunta da Vice-Presidência da OAB, Dra. Sardênia Vasconcelos; Dr. Alex Noronha, Vice Presidente da Comissão de Relacionamento com Judiciário Da OAB; e Dr. Francisco Júnior, Membro da Comissão De Relacionamento com o Judiciário da OAB.