UNIFSA realiza programação para o Dia Internacional da Mulher

Compartilhe!

O Dia Internacional da Mulher já começou a ser comemorado no Centro Universitário Santo Agostinho. Na semana que antecede a data, várias atividades foram programadas, envolvendo a comunidade acadêmica e externa. O mote da campanha é um questionamento: “por que as mulheres devem dar-se as mãos?”, que motivou uma ação no dia 3 de março, a formação de uma corrente humana, com mulheres de mãos dadas caminhando do prédio sede até o Anexo II. A atividade reuniu o corpo gestor da instituição, como a Reitora Yara Maria Lira Paiva e Silva; a Pró-Reitora de Ensino, Antonieta Lira e Silva; a Coordenadora Administrativo-Financeira, Indira Maria de Melo Lira Pereira da Silva; a Coordenadora Administrativa Jandira Freitas Lira Evaristo Cardoso, e a Secretária Geral, Rosália Silva.

A idealizadora do movimento, a publicitária Penélope Lira, coordenadora de Marketing do UNIFSA, explica que a intenção da atividade foi trazer uma reflexão. “Nossas causas têm ainda mais força quando seguimos apoiando uma a outra”, disse. Para ela, as mulheres têm o poder de transformar as suas próprias realidades. “E, unidas, podemos enfrentar nossas lutas e desigualdades que vivemos diariamente”.

A oficina de cartazes deu início às atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

O Núcleo de Dança do Centro Universitário Santo Agostinho participou com a performance – “Rapariga, Não!”, que discute inúmeras categorias de desqualificação feminina que estão na cultura machista brasileira, como os nomes ofensivos. “É preciso discutir as categorias Corpo, Sexo e gênero articuladas com as categorias de classe, raça e orientação sexual, que possibilitem um melhor entendimento acerca das múltiplas opressões vivenciadas pelos sujeitos excluídos no campo social”, disse Kácio Santos.

Performance do Núcleo de Dança questionou a violência simbólica que atinge as mulheres

Mais de 200 pessoas, entre professoras e alunas, aderiram à ação. Juntas, participaram de uma oficina de cartazes, com frases motivadoras. Os cartazes foram exibidos durante uma caminhada dentro da instituição e depois, afixados. A corrente humana também contou com palavras de ordem. Ao final, a Reitora do UNIFSA, disse que homens e mulheres devem andar juntos, mas se não for possível, que as mulheres sigam em frente.

A Reitora Yara Maria Lira discursa durante a ação.

Na sexta-feira, dia 6 de março, 10h40, no Auditório da sede, a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher será uma Roda de Conversa. Participam da discussão da temática – “Por que as mulheres devem se dar as mãos?”: Profa. Ma. Francisca Nascimento (socióloga); Profª. Ma. Luciane Marta Neiva de Oliveira (coordenadora do curso de Estética e Cosmética); Profª. Ma. Patrícia Ventura (Fisioterapeuta) e Wirna Maria Alves da Silva (advogada), com a mediação da Profª . Ma. Hamanda Soares Viana Pereira da Silva (bióloga). Entrada franca.


Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui