O Dia Internacional da Mulher já começou a ser comemorado no Centro Universitário Santo Agostinho. Na semana que antecede a data, várias atividades foram programadas, envolvendo a comunidade acadêmica e externa. O mote da campanha é um questionamento: “por que as mulheres devem dar-se as mãos?”, que motivou uma ação no dia 3 de março, a formação de uma corrente humana, com mulheres de mãos dadas caminhando do prédio sede até o Anexo II. A atividade reuniu o corpo gestor da instituição, como a Reitora Yara Maria Lira Paiva e Silva; a Pró-Reitora de Ensino, Antonieta Lira e Silva; a Coordenadora Administrativo-Financeira, Indira Maria de Melo Lira Pereira da Silva; a Coordenadora Administrativa Jandira Freitas Lira Evaristo Cardoso, e a Secretária Geral, Rosália Silva.
A idealizadora do movimento, a publicitária Penélope Lira, coordenadora de Marketing do UNIFSA, explica que a intenção da atividade foi trazer uma reflexão. “Nossas causas têm ainda mais força quando seguimos apoiando uma a outra”, disse. Para ela, as mulheres têm o poder de transformar as suas próprias realidades. “E, unidas, podemos enfrentar nossas lutas e desigualdades que vivemos diariamente”.
O Núcleo de Dança do Centro Universitário Santo Agostinho participou com a performance – “Rapariga, Não!”, que discute inúmeras categorias de desqualificação feminina que estão na cultura machista brasileira, como os nomes ofensivos. “É preciso discutir as categorias Corpo, Sexo e gênero articuladas com as categorias de classe, raça e orientação sexual, que possibilitem um melhor entendimento acerca das múltiplas opressões vivenciadas pelos sujeitos excluídos no campo social”, disse Kácio Santos.
Mais de 200 pessoas, entre professoras e alunas, aderiram à ação. Juntas, participaram de uma oficina de cartazes, com frases motivadoras. Os cartazes foram exibidos durante uma caminhada dentro da instituição e depois, afixados. A corrente humana também contou com palavras de ordem. Ao final, a Reitora do UNIFSA, disse que homens e mulheres devem andar juntos, mas se não for possível, que as mulheres sigam em frente.
Na sexta-feira, dia 6 de março, 10h40, no Auditório da sede, a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher será uma Roda de Conversa. Participam da discussão da temática – “Por que as mulheres devem se dar as mãos?”: Profa. Ma. Francisca Nascimento (socióloga); Profª. Ma. Luciane Marta Neiva de Oliveira (coordenadora do curso de Estética e Cosmética); Profª. Ma. Patrícia Ventura (Fisioterapeuta) e Wirna Maria Alves da Silva (advogada), com a mediação da Profª . Ma. Hamanda Soares Viana Pereira da Silva (bióloga). Entrada franca.